Em sessão plenária desta terça-feira (17) na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Miltinho Aragão (PSB) reagiu mal após ter que substituir o sobrinho e prefeito de São Mateus, Ivo Rezende (PSB), na disputa eleitoral municipal e mandou um recado aos opositores afirmando que “a chibata só mudou de mão”.
O socialista terá que entrar no lugar do prefeito na campanha, pois a Justiça Eleitoral indeferiu o registro de candidatura e o gestor desistiu de concorrer ao pleito.
A tentativa de reeleição foi barrada após uma ação de impugnação questionar os mandatos de Ivo Rezende. Quando ele era vice-prefeito, entre 2016 a 2020, chegou a assumir a Prefeitura entre 14 de julho e 14 de setembro do último ano de mandato – menos de seis meses antes do pleito daquele ano, o que o tornou inelegível para mais um mandato.
Esse imbróglio levou Miltinho Aragão a subir na tribuna e criticar o Judiciário. Segundo ele, Ivo assumiu o cargo em 2020 de forma apenas temporária e que isso não deveria ser levado em consideração para uma inelegibilidade.
“A Justiça do Maranhão perdeu a oportunidade de ser vanguardista, de avançar e não apenas de ver a interpretação rasa da lei, com todo o respeito e carinho que tem pela nossa Justiça, pelo nossos magistrados, nada aqui de chateação nada normal, mas tiveram, passou na gente a oportunidade do Maranhão dar uma notícia para o Brasil, vanguardista, de que a interpretação deveria ser outra, explico o porquê. Não há o que se confundir, substituição com sucessão, substituição é temporária e no caso de São Mateus, o Ivo substituiu temporariamente, com previsibilidade, dia para começar, 14 de julho, dia para terminar, 60 dias depois por razão de enfermidade”.
E logo em seguida mandou um recado aos opositores: “Quero mandar um recado aos que achavam que iam assumir a prefeitura sem voto, sem história e com um passado nebuloso, alguns por traição ao povo e alguns por traição ao grupo. Os que pensavam assim se preparem que eu estou voltando. Como diz o querido Eliseu Barabá, a chibata só mudou de mão. Se estavam com medo do menino, pois o velhinho está voltando. Se prepare, que a chibata só mudou de mão. O povo ontem foi para as ruas e já mandou o recado”.
Não sei baseado em que essa afirmação. Credibilidade zero.