Morreu na madrugada de domingo (14) o ex-prefeito dos municípios de Cantanhede e Matões do Norte, Hilton Rocha de 79 anos de idade. A causa da morte foram complicações de doença na vesícula e do cálculo renal.
O sobrinho dele, o deputado federal do MDB Hildo Rocha, divulgou uma nota de pesar onde enalteceu as qualidades do tio como político e empresário sendo ele um dos pioneiros no ramo dos supermercados no Maranhão. “Ele exerceu papel relevante na implantação do primeiro supermercado do Maranhão”.
Leia a íntegra da nota:
“Profundamente consternado presto homenagem póstuma ao meu tio Hilton Amorim Rocha que faleceu em São Luis, na madrugada deste domingo, em consequência de complicações da vesícula e cálculos renais. Homem inteligente, idealista e muito trabalhador, Hilton Rocha conseguiu gravar o seu nome na história do Maranhão. Empresário destacado e notável líder político foi prefeito de duas cidades maranhenses, Cantanhede e Matões do Norte, municípios que governou com reconhecida eficiência.
Essas proezas dão uma dimensão da sua capacidade, da sua tenacidade, do seu prestigio e do seu valor. Entre as inúmeras qualidades do tio Hilton destaco as seguintes: era um homem justo, correto, trabalhador, arrojado, empreendedor e inovador. Despertou a sua vocação para o trabalho ainda muito jovem quando começou a trabalhar em um armazém de açúcar de seu pai. Ele comprava o produto ainda em estado primário e fazia o refino para venda no atacado.
Anos depois, juntamente com o meu avô, tio Hilton foi um dos pioneiros no ramo de supermercados no nosso Estado. Ele exerceu papel relevante na implantação do primeiro supermercado do Maranhão. Batizado com o nome de Supermercado Hilrocha, o empreendimento funcionava no bairro do João Paulo, na avenida João Pessoa, nas imediações do quartel do 24 BC (hoje denominado de BIL – Batalhão de Infantaria Leve).
Rapidamente o negócio prosperou e eles abriram uma filial no bairro do Monte Castelo, próximo à antiga Casa Inglesa. A exitosa experiência que tio Hilton obteve nas atividades empresariais e o aprendizado que ele alcançou na iniciativa privada foram extremamente úteis na sua notável carreira política território onde também atuou com grande senso de justiça social e admirável criatividade. Hoje, com o coração entristecido, resta-me prestar-lhe essa singela homenagem. Descanse em paz, querido tio Hilton, na morada eterna que Deus reservou para os homens de bem.”