Os 16 trabalhos audiovisuais inscritos no Concurso de Vídeo de Bolso promovido pela 22ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Mulher serão apresentados nesta quarta-feira, 6, às 9h, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em uma mostra especial. O tema é “O que mudou com a Lei Maria da Penha?”. O público-alvo são os alunos das escolas públicas de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.
Os vídeos foram produzidos por estudantes do ensino fundamental e médio. A comissão julgadora do MPMA vai avaliar a originalidade no tratamento do tema e a linguagem empregada. As inscrições foram abertas para vídeos de qualquer tipo: ficção, documentário, animação, clipe ou mistura de gêneros. O material podia ser gravado com telefones celulares, máquinas fotográficas, webcam,com duração de 30 segundos a três minutos.
De acordo com a promotora de justiça Selma Martins, o objetivo é estimular o debate sobre a violência doméstica e promover a reflexão sobre a defesa dos direitos das mulheres no âmbito escolar. “A comunidade escolar é uma forte aliada da campanha e o poder de mobilização dos estudantes é fundamental para combater a violência”.