870 alunos da faculdade Maurício de Nassau, em São Luís, ainda não conseguiram renovar o contrato do Fies. O prazo estipulado pelo MEC para realizar o aditamento encerra no próximo dia 31. Com a proximidade do fim do prazo, e a possibilidade da não concessão do financiamento para próximo semestre, os alunos estão desesperados.
Conforme relatos dos estudantes, enviados ao Blog Neto Ferreira, o problema consiste na não identificação do novo CNPJ da empresa no sistema do Fies. “Ocorre que a faculdade Mauricio de Nassau mudou de endereço e de nome também (antiga Unisil) já há 2 anos. O MEC não liberou o aditamento dos alunos por conta de um erro que persistiu no sistema do Fies, que ainda consta como faculdade Unisil”, pontuou um aluno.
Os estudantes estão pressionando a unidade de ensino, mas ainda não obtiveram a resposta concreta para a solução do problema. Em conversas do grupo do Whatsapp da diretora e líderes Nassau é notória a preocupação e o medo dos alunos, que dependem do financiamento para continuar estudando. “Acredito que são muitas interrogações e receios por parte dos alunos, pois muitos dependem deste programa para conseguir a tão sonhada carreira”, expõe um dos alunos do grupo.
A diretora Luzia, que aparece nas conversas, tenta a todo custo suavizar a situação e dizer que vai ficar tudo bem. “Não vamos permitir que vocês sejam prejudicados. O jurídico do grupo já está acionado e cuidando da situação”, frisou. Em outro ponto ela diz ainda: “Estou em contanto direto com a mantenedora. Jamais vamos querer perdê-los porque também saímos perdendo”.
Mesmo com as palavras otimistas da diretora, os alunos estão temerosos com a situação. Na tentativa de resguardar seus direitos, muitos já pleitearam um mandado de segurança. Além deste mecanismo judicial, os estudantes estão se organizando para realizar um protesto em frente à faculdade Maurício de Nassau para reivindicar contra esse empecilho travado nesse semestre na renovação do Fies. Da porta da unidade de ensino, os alunos disseram que só vão sair após a direção passar um posicionamento real e certo para eles.
Os alunos não sabem como vai ficar a situação deles a partir do próximo semestre, caso não consigam o aditamento.
Só baratino dessa faculdade
A questão é certeza de impunidade, prejudicar e contranger tanta fente assim, e no fim das contas ou o aluno paga a mensalidade e processa a Faculdade ou Processa e ponto final.