O presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PPMA), usou nesta quartafeira, 1, as redes sociais para mostrar que está cumprindo fielmente sua agenda de viagem no Chile. No Twitter, Maranhão contou que discursou aos parlamentares chilenos e disse que o Brasil precisa de uma reforma política urgente para acabar com as repetidas crises.
“Alertei que a preocupação maior do Congresso e do governo brasileiros agora é a aprovação de medidas para tirar o Brasil da crise econômica”, escreveu. O pepista disse ainda que destacou para os pares latino-americanos que as instituições brasileiras “funcionam perfeitamente”.
No comando da Câmara há quase um mês e sem ter participado de nenhuma sessão de votação até o momento, Maranhão embarcou ontem para Santiago numa viagem oficial de quatro dias. O presidente interino participa de um evento sobre transparência na gestão pública, mas os custos da viagem não foram revelados. “Nosso compromisso é o de ampliar o trabalho já eficaz da Câmara para maior transparência”, disse hoje em sua página da rede social. Segundo o presidente interino, foi demonstrado no encontro as ações de transparência adotadas pelo parlamento brasileiro.
Temer
Maranhão também mencionou o encontro desta semana com o presidente em exercício Michel Temer e defendeu a aprovação de projetos urgentes que tirem o País da crise econômica e gerem empregos. “Muito bom o encontro com o presidente interino Michel Temer. Precisamos estar acima de posições políticas partidárias para tirar o Brasil da crise”, afirmou.
Pela programação de viagem a Santiago e Valparaíso, no litoral do Chile, Maranhão terá uma agenda cheia hoje. Estavam previstos encontros com o presidente do grupo de amizade Chile-Brasil, deputado Cristián Campos Lara, com o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Chile, deputado Guillermo Teillier del Valle, com o presidente da Câmara chilena, deputado Osvaldo Andrade Lara, e com o presidente do Senado chileno, Ricardo Lagos Weber.
O roteiro da viagem previa também o discurso de Maranhão em um dos eventos, algo raro em sua atividade parlamentar em Brasília. De acordo com a assessoria, Maranhão participará de almoços e jantares oferecidos pelos parlamentares chilenos.
Do Estadão de São Paulo