Comemoração
No último domingo, a cidade de Pinheiro comemorou o aniversário do ex-senador e ex-presidente da República, José Sarney. Além disso, o político também é membro da Academia de Letras do Maranhão.
Sarney nasceu em Pinheiro e é um filho ilustre, e por isso, a Prefeitura do município decidiu realizar a comemoração dos 86 anos do conterrâneo. Na ocasião, tiveram várias atrações e brincadeiras. Segundo os organizadores, o evento contou com mais de 5 mil pessoas.
Reunião
Enganou-se quem achava que o governador Flávio Dino (PCdoB) estaria vivendo uma crise com os pedetistas, em especial o deputado federal Weverton Rocha.
Weverton esteve reunido em Brasília com os comunistas Márcio Jerry e Flávio Dino, além do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT). O clima tenso foi gerado, há meses, quando o governador não devolver o cargo de secretário de Educação do Estado ao PDT, que antes controlava a pasta
Crime
Uma jovem identificada como Tamires foi empurrada da ponte de Imperatriz e caiu no rio. Ela não resistiu e faleceu no local. A polícia já iniciou as investigações, no intuito de elucidar o crime.
O delegado da cidade já ouviu várias testemunhas, inclusive o namorado de Tamires.
Prisão
A Polícia Militar do Maranhão conseguiu prender um ladrão de gado, na cidade de Imperatriz. Segundo as informações, o suspeito foi identificado como Mika e vinha cometendo crimes nos municípios de João Lisboa e região tocantina.
Ele é suspeito de ter roubado 66 bois, com a média de 18 arrobas cada animal, fato ocorrido em uma Fazenza em Abel Figueiredo/PA, de propriedade do sr. Marcão dos Bois. Na hora da abordagem, foi encontrado na cintura do mesmo um revólver de calibre 38, com cinco cartuchos em tácto. O mesmo foi conduzido e autuado em flagrante na Delegacia de Plantão Central de Imperatriz/MA.
Morte
Uma dupla de assaltantes não deu sorte na noite deste domingo (24).
Após realizar vários crimes pelo bairro da Cohama em uma motocicleta fan preta, os bandidos se chocaram com um muro de uma lanchonete na Rua do Aririzal, naquele bairro, e um morreu no local. O comparsa conseguiu escapar ileso do acidente e fugiu
2004
A imagem acima é de 2004, registrado pelo Jornal O Debate, que mostra o deputado federal, Zé Reinado, que na época era governador do Maranhão, juntamente com o ex-ministro Tomás Basto.
Inauguração
Nesta manhã de terça-feira (19) Prefeito Miltinho Aragão participou de um café da manhã que marcou a inauguração das novas instalações do UBS da Avenida Piqui.
Um lugar muito mais aconchegante e agradável objetivando melhor qualidade no atendimento dos pacientes da área em abrangência.
Veículo
Quem teve a ousadia de roubar um veiculo Porsche Cayenne V6, de placas CGT 2008/SP, na última terça-feira (19), enganou-se que iria desfilar e pelo Maranhão com o carro importado.
Na noite do último sábado (23), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), conseguiu recuperar o veículo na BR-222, próximo a cidade de Miranda do Norte. O condutor foi preso e encaminhado para a a delegacia. Se deu mal!
Prisão
No último sábado, a Polícia Militar realizou uma blitz no bairro da Ponta d’Areia, em frente ao Sushi Bar, com objetivo de prevenir acidentes e coibir outros crimes. Na ocasião, um homem que não foi identificado tentou fugir do cerco e acabou sendo preso. O seu veículo foi apreendido e ele encaminhado para a delegacia.
Homicídio
A onda de violência em São Luís continua aumentando. No último final de semana, um jovem identificado apenas como Franca foi alvejado com 4 tiros na região da cabeça. O crime aconteceu na Rua Dom Pedro I, no Bairro de Fátima.
O vídeo abaixo contém cenas fortes:
Apreensão
No final de semana, a polícia conseguiu descobrir um esconderijo de motocicletas roubadas localizado em Brejo. No local, havia dezenas de veículos. Todos foram apreendidos e encaminhados para a delegacia, onde os proprietários deverão ir para fazer o reconhecimento das motos.
Futebol
Durante o clássico futebolístico entre Vasco e Flamengo, o presidente do time alvinegro, Eurico Miranda, debochou do rubro-negro, que há mais de oito jogos que não consegue vencer o Vasco. “Eu não gosto de falar. Eu fiz de tudo para perder do Flamengo. Tudo! Tirei o jogo do São Januário, não pago bicho, mas aí 2×0…”, ironizou Eurico Miranda.
Nota
Na última sexta-feira (22), o jornalista, empresário e sócio-proprietário do jornal O Debate, Jacir Moraes, faleceu e deixou o jornalismo maranhense de luto. Jacir era uma pessoa bem relacionada e querida no meio jornalístico, foi sub-secretário de Comunicação do governo José Reinaldo Tavares e secretário de Comunicação da Assembleia Legislativa, na gestão de seu amigo pessoal, deputado Tatá Milhomem.
O Blog do Neto Ferreira sente muito pela perda e se solidariza com a família nesse momento de dor.
Acessibilidade
O deputado estadual Wellington do Curso (PP), membro da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, apresentou mais uma proposição em defesa das minorias. Dessa vez, o parlamentar apresentou Projeto de Lei que institui a Política de Compromisso com as Condições de Acessibilidade em calçadas e vias públicas, com o objetivo de promover inclusão social das pessoas com deficiência.
Para Wellington, a acessibilidade ainda está distante de ser a realidade, o que, para ele, precisa ser alterado urgentemente, tendo em vista a necessidade de se garantir a plena inclusão. O Projeto do deputado Wellington vai ao encontro de proposições já antes apresentadas por ele, ao cobrar mais acessibilidade na Assembleia Legislativa.
Pesar
O Governo do Maranhão se solidariza com familiares e amigos do jornalista Jacir da Silva Moraes, que faleceu na noite desta sexta-feira (22), aos 70 anos, por conta de complicações do diabetes e problemas cardíacos. Moraes era uma referência do jornalismo maranhense, sobretudo, pelo seu dinamismo, irreverência e humor inteligente. Natural do município de Carutapera, ao chegar em São Luís exerceu vários cargos na imprensa, indo da reportagem à direção de mídias, até fundar O Debate, em 1983, matutino que permanece ativo até hoje.
Entre seus tantos trabalhos atuou na Rádio Timbira por 26 anos; nos jornais Tribuna do Maranhão e Diário do Povo; fundou a Revista Projeção, e, logo após, o jornal O Debate. Assumiu o cargo de secretário de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão, presidiu a Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (Abgraf – Regional Maranhão) e foi editor do Diário Oficial do Estado. Indiscutivelmente, é grande a relevância e a contribuição do jornalista Jacir Moraes para a imprensa maranhense. Neste momento de dor, o Governo do Maranhão manifesta pêsames e deseja que a família possa ser confortada com a graça de Deus.
Pesar II
A Prefeitura de São Luís lamenta o falecimento, na noite desta sexta-feira (22), do jornalista Jacir Moraes, vítima de complicações decorrentes do diabetes. Sócio-fundador do jornal O Debate, Jacir Moraes atuou em diversos órgãos de imprensa de São Luís. Exerceu ainda os cargos de secretário-adjunto de Comunicação do Governo do Estado e diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão. Jacir era casado com Fátima Ribeiro, titular da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar.
A Prefeitura de São Luís manifesta profundo pesar e solidariza-se com a família, amigos e admiradores ao mesmo tempo em que reafirma a importância do legado deixado por Jacir Moraes para o jornalismo e a sociedade maranhense.