Treinador
O treinador Flávio Araújo está de volta ao Sampaio. O retorno do profissional foi confirmado, na madrugada desta quarta-feira, pelo clube por meio de nota em seu site oficial. Flávio Araújo chega para substituir Wagner Lopes, que não conseguiu tirar o time da zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro. Possíveis dispensas e contratações de jogadores serão anunciadas nos próximos dias.
Flávio será apresentado oficialmente na tarde desta quinta-feira, no CT José Carlos Macieira. Nesta quarta, os jogadores se reapresentam e serão comandados pelo preparador físico Arlindo Júnior.
Investigação
Os pais do feto que sumiu no fim do mês de julho deste ano do Hospital Materno Infantil, em São Luís, prestaram depoimento nesta terça-feira (2) na sede da Polícia Federal, situado no bairro Cohama, na capital. Os policiais investigam o que aconteceu com o bebê do casal no hospital há 10 dias. O feto que nasceu morto desapareceu da câmara fria do Hospital Materno Infantil. A direção do hospital admitiu a possibilidade do feto ter sido incinerado, como acontece com corpos que não são reclamados pela família.
Segundo a direção do hospital, é possível que outros dois fetos também tenham sido queimados por engano. Nos próximos dias a Polícia Federal irá convocar os representantes do hospital para prestar depoimento. O objetivo dos investigadores é saber se houve responsabilidade criminal de funcionários do Materno Infantil neste caso.
Investimentos
Os investimentos em educação avançam em diferentes frentes no Maranhão. Além da reforma e construção de escolas de ensino básico, o Governo do Estado já aplicou, nos últimos 18 meses, mais de R$ 40 milhões em execução de obras de construção, ampliação, melhorias e a inserção de programas de governo na Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
No início do ano de 2015, o governador Flávio Dino assegurou R$ 35 milhões, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDS), para construção dos campi de Imperatriz e São Bento, vocacionados para a área de Ciências Agrárias. Para o campus de São Luís, os recursos foram destinados à construção dos cursos de Engenharia da Computação, Matemática e Física, além de verbas destinadas ao centro da Uema no município de São João dos Patos.
Cobrança
Na manhã desta terça-feira (02), o deputado estadual Wellington do Curso (PP) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa para solicitar que o Governo do Estado volte a fornecer alguns medicamentos específicos. Dessa vez, trata-se dos medicamentos Folfox (medicamento destinado ao tratamento do câncer) e insulinas do tipo lantus (Indicadas para o tratamento de diabetes mellitus tipo 2).
“Usamos a tribuna desta Casa para solicitar, mais uma vez, a disponibilização de medicamentos. Solicitamos aqui o fornecimento de insulinas do tipo lantus, no Centro de Medicina Especalizada (CEMESP). Solicitamos também a disponibilização do medicamento Folfox, medicamento destinado ao tratamento do câncer, mas que está faltando no Hospital Tarquínio Lopes Filho. Para quem não necessita, talvez seja irrelevante a disponibilização ou não de medicamentos. No entanto, para quem precisa é essencial. Já sabemos que a saúde é dever do Estado e é por isso que estamos aqui cobrando a efetividade desse direito”, afirmou Wellington.
VIVA
Com o objetivo de ampliar o acesso do cidadão aos serviços de documentação básica, o Governo do Estado inaugurará nesta quarta-feira (03), às 9h, um novo posto de atendimento fixo, desta vez na área Itaqui-Bacanga. O atendimento será instalado na Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga (ACIB), que fica na Rua Vaticano, quadro 57, nº 09 – Praça do Anjo da Guarda.
O novo posto oferece serviços de documentação básica, como emissão de 1ª e 2ª via do RG, inscrição e consulta do CPF, antecedentes criminais e serviços do balcão do cidadão, que incluem emissão de boletim de ocorrência, consultas (NIT, PIS/PASEP, bolsa família), inscrições em concursos e outros serviços online.