Ressarcimento
Após o recebimento de mais de 200 reclamações referentes ao evento “Aviões pra todo mundo”, ocorrido no início de outubro, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MA) abriu processo administrativo em face da empresa ‘4Mãos Entretenimento’ que resultou na celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
O show “Aviões para todo mundo” tinha na programação a participação da Banda Xavecada, do cantor Bruno Shinoda, da Banda Xé Pop, do cantor Dorgival Dantas e da banda Aviões do Forró como apresentação principal. Entretanto, atrasos nas apresentações impediram a atração principal de concluir o show, pois a Lei Municipal nº 200/2009 estabelece 03h como horário limite para o encerramento de eventos com estas características, a não conclusão da programação do evento caracterizou falha na prestação do serviço.
Segundo o presidente do órgão, Duarte Júnior, o papel do Procon Maranhão é garantir o acesso à justiça e o respeito aos direitos dos consumidores maranhenses. No TAC ficou acordado que a 4Mãos Entretenimento concederá aos consumidores que formalizaram denúncia junto ao Procon/MA o ressarcimento no percentual de 30% do valor do ingresso pago no festival “Aviões para todo mundo”, ou a concessão de 40% referente ao valor pago pelo ingresso do show, como desconto na compra de um único ingresso para eventos futuros organizados pela empresa.
Despedida
O desembargador Guerreiro Junior deixou o comando do cargo de presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, nesta quinta-feira, 17 de dezembro.
Guerreiro Junior despede-se da Corte Eleitoral em decorrência do encerramento de seu biênio como membro efetivo, categoria desembargador. Em seu lugar, assumiu o desembargador Raimundo Barros, que foi eleito para a vaga pelo TJMA em 18 de novembro.
Relatoria
O senador João Alberto Souza (PMDB-MA), que preside o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, confirmou para esta quinta-feira (17) a reunião para escolha dos relatores das representações no órgão contra os senadores Delcídio do Amaral (PT-MS) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP). A reunião está marcada para as 10h. João Alberto explicou o rito que será adotado para a votação. Entre os procedimentos está o impedimento de que possam ser eleitos senadores do mesmo partido ou mesmo estado dos senadores representados.
Condenação
Em sessão do Tribunal do Júri da Comarca de Codó realizada na última terça, 14, o réu Uildemar Costa dos Santos foi condenado a 32 anos e 8 meses de reclusão, pelo homicídio de um menino de 4 anos.
Em dezembro de 2012, Uildemar atraiu a criança a um matagal e matou a vítima a pauladas. O réu cometeu o homicídio porque a criança, segundo ele, atrapalhava seu relacionamento amoroso com a mãe do garoto.
O crime foi tipificado como prática de homicídio por motivo fútil, tendo o tempo da pena aumentado em um terço, conforme prevê o art. 121 do Código Penal Brasileiro, porque foi cometido contra pessoa menor de 14 anos.
A tese do Ministério Público do Maranhão foi defendida pela promotora de justiça Aline Silva Albuquerque, titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Codó.
Seca
O deputado Rigo Teles (PV) ocupou a tribuna da Assembleia na quinta-feira (17), para pedir, novamente, que o governador Flávio Dino decrete e o Governo Federal homologue, com urgência, um decreto de calamidade pública no Estado do Maranhão.
Em seu pronunciamento, Rigo revelou que os prefeitos também concordam com o decreto de calamidade pública no Maranhão. “Todos os deputados também sabem que a povo dos municípios maranhenses está sofrendo muito pela falta de chuvas”, afirmou.
Ao percorrer alguns municípios maranhenses, o deputado Rigo Teles constatou, in loco, a triste realidade da seca que assola o Estado do Maranhão nos últimos anos e maltrata a povo, pois os rios, açudes e cacimbões e até os poços artesianos estão secando.
O parlamentar constatou, também, que por conta da seca os criadores maranhenses estão tendo sérios prejuízos financeiros, porque seus rebanhos estão morrendo por falta de água e pasto. “É uma verdadeira catástrofe no Estado do Maranhão”, lamentou.
Advogados
Na tarde da última quarta-feira (16), o deputado estadual Wellington do Curso (PPS) presidiu Audiência Pública que discutiu a fixação do piso salarial dos advogados privados do Maranhão. O evento aconteceu no auditório Neiva Moreira da Assembleia Legislativa e contou com a presença do subdefensor público, Jovino Bento; da presidente da Comissão dos Jovens Advogados da OAB-MA, Karliane Minly; do presidente do Sindicato dos Advogados do Estado do Maranhão (SAMA), Mozart Baldez; além de advogados, acadêmicos de Direito e membros da sociedade civil.
Na ocasião, discutiu-se sobre a importância de se fixar o piso salarial dos advogados, tendo em vista os conseguintes positivos.
Fiscalização
Desde segunda-feira, 14, uma operação articulada pelo Ministério Público do Maranhão, fiscaliza estabelecimentos farmacêuticos no município de Santa Inês. Ao todo, já foram interditadas 17 farmácias e duas distribuidoras de remédios. A ação também prendeu quatro pessoas.
A operação está sendo realizada em parceria com o Conselho Regional de Farmácia (CRF), Vigilância Sanitária Estadual e polícias Civil e Militar. O objetivo é coibir a venda ilegal de medicamentos e o funcionamento irregular de estabelecimentos farmacêuticos, bem como exigir o cumprimento da Lei Federal nº 13.021/2014, sobretudo no que diz respeito à presença de farmacêutico nas farmácias. As vistorias prosseguem até sexta-feira, 18.
Justiça
A nova mesa diretora do Poder Judiciário do Maranhão, composta pelos desembargadores Cleones Carvalho Cunha (presidente), Maria das Graças Duarte Mendes (vice-presidente) e Anildes Chaves Cruz (corregedora-geral da Justiça), toma posse nesta sexta-feira (18), às 10h, em sessão solene no Plenário do TJMA. A programação terá início com missa em ação de graças, às 9h, na Igreja da Sé. A cerimônia será transmitida ao vivo pela Rádio Web Justiça do Maranhão.
Os membros da mesa diretora foram eleitos, por unanimidade, no dia 7 de outubro deste ano, pelo Pleno do Tribunal de Justiça, para o biênio 2016/2017. A escolha foi feita por aclamação com a participação dos desembargadores mais antigos.
Diversas autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Maranhão e de outros estados irão prestigiar a solenidade.
Educação
A pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), o Poder Judiciário determinou, nesta quarta-feira, 16 de dezembro, a imediata inclusão no edital do concurso para professores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) da exigência de prova prática, de caráter eliminatório, de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os cargos de instrutor e intérprete.
A decisão liminar acolhe a solicitação ajuizada, no último dia 2, em Ação Civil Pública (ACP) contra o Governo do Estado e a Fundação Sousândrade. Em caso de descumprimento, cada um dos réus terá que pagar multa diária de R$ 500 mil.
Formatura
A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) promove, nesta sexta-feira (18), às 16h30, a solenidade militar de formatura de 430 novos policiais militares da primeira turma do Curso de Formação de Soldados 2015. O treinamento foi oferecido no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).
Na estrutura curricular foram incluídas aulas teóricas e práticas com conteúdos relativos ao exercício da atividade policial e direcionados a uma filosofia voltada ao respeito à vida, à integridade física e moral da pessoa humana.
MA-006
A Justiça Federal concedeu liminar contra o Estado do Maranhão em decorrência da realização irregular de obras de recuperação da MA-006, rodovia que atravessa as terras indígenas de Araribóia, localizadas no município de Arame (MA), em resposta à ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal no Maranhão (MPF-MA).
De acordo com o MPF-MA, as obras, de responsabilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), não possuíam licença ambiental expedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nem permissão da Fundação Nacional do Índio (Funai) para sua realização. As ações de recuperação ocorriam apenas com licença de instalação expedida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), autoridade ambiental estadual, o que não seria suficiente, já que as terras são de domínio da União. Além disso, não foi realizado procedimento de consulta da comunidade indígena local, de etnia Guajajara.
Blog
Em meio ao processo de impeachment que enfrenta na Câmara dos Deputados, a presidente Dilma Rousseff lançou nesta quinta-feira (17) o site “Fatos & Boatos”, destinado, segundo ela, a “ajudar todos a conferir informações” sobre o governo federal e a “rebater boatos” na internet.
Na página na internet, o governo lista oito motivos para que os internautas “só compartilhem a verdade”. Entre esses “boatos” apresentados no site, está o de que “o Brasil caminha para uma ditadura comunista”. Nas recentes manifestações contrárias à presidente Dilma Rousseff, era possível ver diversos cartazes com os dizeres “fora comunismo” e críticos a esse tipo de modelo social.
Outro ponto abordado na página do governo é de que, a partir de agora, as pessoas só poderão se aposentar aos 95 anos. Neste ano, o Congresso Nacional aprovou Medida Provisória que adotou a chamada “fórmula 85/95 progressiva”, por meio da qual a mulher só poderá se aposentar quando a soma de sua idade mais o tempo de contribuição somar 85 pontos e os homens, 95.