Paço do Lumiar avançou consideravelmente nos últimos anos quando se fala em Educação e Saúde. Um dos maiores feitos do prefeito Josemar Sobreiro (PSDB) foi o salto significativo no número de alunos matriculados nas 72 escolas da rede de ensino do município. Hoje, são mais de 23 mil estudantes em sala de aula.
Isso foi possível pela visão de uma trajetória de sucesso como educador, que fez com que Josemar assumisse, em três anos, 11 unidades escolares que pertenciam ao Estado, à maioria funcionando em condições precárias, com destaque para a José Maria Ramos Martins, Bandeira Tribuzzi e Marly Sarney.
Soma-se ainda as 18 escolas que foram totalmente reformadas e entregues à população luminense pela atual gestão municipal, proporcionando revitalização dos espaços escolares como mecanismo de integração da comunidade local, oferecendo ambiente de lazer e de ensino com qualidade. Outro projeto importante foi à criação das Escolas Comunitárias. Hoje são 11 pólos, que recebem diariamente 1.800 crianças.
Além disso, a gestão também buscou oferecer espaços físicos de lazer para o incentivo ao esporte no município, construindo 5 quadras poliesportivas, que devem entrar em funcionamento nos próximos 30 dias. Uma delas, localizada no bairro Novo Horizonte, já com 90% do projeto finalizado, serve como modelo para as outras que também estão em andamento.
Josemar juntamente com seu secretariado, entre eles, a de Saúde, Aíla Freitas; o de Desenvolvimento Social, Thiago Azevedo; a de Infraestrutura, Andréia Feitosa; da Educação, Júlio Sales; e o secretário de Administração e Finanças, Gean Monteiro passou os últimos meses acompanhando e vistoriando esse conjunto de obras, para constatar a qualidade dos serviços e pedir celeridade na conclusão dos trabalhos.
Em relação à Saúde, uma das maiores lutas encampadas por Josemar é quanto à reforma e ampliação da Unidade Mista do Maiobão, de responsabilidade do Governo Estadual. Por ser ciente da importância daquela casa de saúde para a população, ele tem sido insistente em cobrar de Flávio Dino, um posicionamento e o início imediato das obras, e garantiu que passa a administrar a unidade, depois de entregue à comunidade.
Umas das primeiras medidas tomadas, ainda em 2012, foi à criação da Central de Marcação de Consulta e a mudança no funcionamento e a modernização da estrutura do CSU, onde funciona a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), no Maiobão. O local foi transformado em um verdadeiro complexo de especialidades médicas. Por lá, os moradores contam com atendimentos em Pediatria, Oftalmologia, Reumatologia, Dermatologia, Urologia e Fisioterapia, entre outros. As instalações foram adaptadas às condições de acessibilidade, para que hoje qualquer cidadão de Paço do Lumiar possa utilizar os serviços com eficiência.
A sede do município ganhou o Centro de Especialidade e Diagnóstico, que atende diariamente a 360 pessoas com o que há de mais moderno na medicina, com os mais diversos especialistas e a realização de exames laboratoriais, como raio –x e ultrassonografia.
Paço do Lumiar possui 20 unidades básicas de Saúde (UBS), que fazem o atendimento primário e preventivo mais humanizado e com mais qualidade nas comunidades luminenses. Em 2012, eram apenas 10 para abranger toda demanda do município. As próximas localidades a serem beneficiadas são as da Maioba, do bairro Safira, do Novo Horizonte e das Mercês, esta última, já com os trabalhos bastante adiantados.
Todo esse pacote de ações, que deve estar finalizado em breve, foi possível por conta de um trabalho de planejamento que vem sendo desenvolvido com responsabilidade e compromisso.