As obras do Presídio de Segurança Máxima em São Luís serão retomadas. Esse foi o resultado de audiência pública realizada na manhã de quinta-feira (23) entre o secretário de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, e moradores da comunidade Maruaí, em Pedrinhas.
Sebastião Uchôa explicou que essa visão negativa quanto à construção do presídio para as proximidades da comunidade precisa ser quebrada. “Sabemos do medo e do preconceito que as pessoas possuem com relação a ter um presídio próximo de suas casas, mas não será apenas a chegada do presídio, será também a possibilidade de trazer mais investimentos para a comunidade, principalmente no quesito segurança”, frisou.
Ele destacou que alguns moradores já estão trabalhando na construção da unidade e a ideia é que mesmo ao final das obras, pessoas da comunidade possam fazer parte do quadro de funcionários terceirizados da unidade.
Após a audiência os moradores permitiram a desobstrução da via e os caminhões com os monoblocos de concreto, utilizados na construção do presídio, oriundos do Rio Grande do Sul, puderam seguir para a área da construção da unidade.
Uma reunião entre representantes da comunidade, gestores da Sejap e de órgãos do governo e da prefeitura, ficou marcada para a tarde de sexta-feira (26), na sede da Sejap, para assinatura do termo de compromisso que garante melhorias em diversos setores à comunidade do Maruaí.
Presentes à audiência, os secretários adjuntos da Sejap, Kécio Rabêlo e Hamilton Louzeiro; o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA, Luís Antônio Pedrosa; deputado estadual e presidente da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, Roberto Costa; os vereadores Astro de Ogum e Fábio Câmara, além de representantes da prefeitura de São Luís e entidades religiosas.
ENQUANTO O ESTADO, A UNIÃO E A SOCIEDADE SE MOBILIZAM PARA RESOLVER O PROBLEMA CARCERÁRIO, O CANDIDATO DO PC DO B DE MATA ROMA INFLAMA O POVO CONTRA A CONSTRUÇÃO DE UNIDADES PRISIONAIS REGIONAIS. QUANTO PIOR MELHOR….
SEXTA-FEIRA, 24 DE JANEIRO DE 2014
PRESÍDIO NÃO!
Por: Glinoel Garreto
Não é possível que tenhamos que aceitar essa situação indecorosa em Mata Roma. Um presídio???
Já foi postado no Mata Roma em Foco e pela Vereadora Fernanda Maria o verdadeiro motivo da vinda desse presídio pra Mata Roma, os incentivos financeiros do Governo Federal, palavrinha mágica “Convênio”.
Preocupa-me muito tal “empreendimento” em nossa cidade. Nossa prefeita mostra ter muito prestígio junto ao Governo do Estado, pois consegue muitas obras, mas eu pergunto: de que servem tantas clínicas sem médicos nem remédios? De que servem estádios e quadras sem nenhum incentivo à prática de esportes? E agora esse “prestígio” está trazendo um presídio, bela obra. Quem construirá? E não me venham falar em licitação, pois em Mata Roma tudo se terceiriza e às vezes se “quarteiriza”.
Da mesma forma que são mal utilizadas as UBS e as praças esportivas, será essa unidade prisional, construirão, colocarão presos, e pronto! Nenhuma segurança para a população e nenhum cuidado com a vida dos apenados. A única coisa que parece de fato importar para essas pessoas que se dizem gestores públicos é a farra, a farra dos convênios.
Fico imaginando nossa polícia – e quero deixar bem claro que a culpa não é dos policiais, mas sim da falta de contingente, falta de armamento, e falta de condições dignas, inclusive salariais – que não consegue ir atrás de bandidos que roubam uma moto como correrão atrás de presos fugitivos.
Glinoel Garrêto
Quanto tempo demorará a chegar um helicóptero do GTA para combater uma rebelião e recapturar fugitivos. Como ficará nossa pequena e querida cidade que já sofre absurdamente com o problema do crack e dos pequenos roubos frente a uma fuga de um presídio.
E não me venham dizer que esse pseudo-governo estadual será capaz de garantir alguma segurança pra gente, porque isso está comprovado que eles não conseguem nem na capital, quanto mais em nossa pequena cidade.
O sistema de segurança do Maranhão é tão eficiente que se colocarmos ele pra cuidar de três tartarugas, uma foge, uma engravida e a outra se vicia em crack!
Mata Roma precisa de empregos, de saúde, de educação, de oportunidades. Presídio NÃO, pode mandar pra ilha de Curupu!