O Inmeq Maranhão deflagrou nesta quinta-feira, 12, uma operação especial de combate a fraudes em postos de combustíveis no estado. A operação foi realizada de forma conjunta a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem-SP), e a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, com o objetivo de desmanchar um esquema de fraudes eletrônicas nos postos de combustíveis.
A investigação, liderada pelo Inmeq Maranhão, revelou fraudes inéditas no estado, que, até então, eram mais comuns em lugares como São Paulo. A prática criminosa consiste na instalação de um chip adicional nas bombas de combustível, manipulando as medições e entregando uma quantidade menor de combustível ao consumidor.
Até o momento, seis postos de combustíveis foram fiscalizados, sendo que quatro deles apresentaram evidências de fraude.
Durante as ações, outros postos que poderiam ser alvos da operação foram encontrados fechados, o que gerou novas suspeitas.
Nos postos fiscalizados com irregularidades, foram apreendidos:26 pulsers adulterados – dispositivos responsáveis pela contagem do combustível abastecido.6 placas eletrônicas, sendo que uma delas apresentava um fio adicional utilizado para manipular as medições.
Essa operação reforça o compromisso do Governo do Estado do Maranhão, por meio Inmeq-MA e dos demais órgãos envolvidos em garantir um comércio justo, transparente e em conformidade com as normas. Novas fiscalizações estão previstas, com o objetivo de ampliar o alcance das ações de combate a fraudes no setor de combustíveis.