A Polícia Civil de Santa Catarina, com apoio das Polícias Civis de São Paulo e Maranhão, deflagrou na última quinta-feira(9), a “Operação Ipva Falso” de combate à fraude no que tange o pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores(IPVA). Cerca de 200 pessoas foram vítimas da fraude gerando um prejuízo total de mais de 100 mil reais.
A operação cumpriu 22 mandados de busca e apreensão, sendo 18 na cidade de Imperatriz e 01 em São Luís, capital do Maranhão; bem como 02 em São Vicente e 01 em São José dos Campos, ambas no estado de São Paulo.
Segundo as investigações, os alvos do estado de São Paulo criaram um site falso do DETRAN/SC, oferecendo facilidades através de descontos para pagamento do IPVA, através de PIX. As vítimas, por considerarem as condições atrativas, realizavam o pagamento do imposto dos seus veículos utilizando as chaves PIX fornecidas no site. Ocorre que os depósitos eram direcionados à empresas de fachada administradas pelos falsários, do estado do Maranhão.
No Maranhão, a “Operação Ipva falso” foi coordenada pela Delegacia Geral da PC-MA, com apoio operacional de equipes de policiais civis de Santa Catarina, das Delegacias Regionais de Bacabal e Imperatriz, além da SENARC.