O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), decidiu entrar em consenso com a deputada diplomada Iracema Vale (PSB) pela presidência da Casa.
Com a decisão, a candidata do governador Carlos Brandão deve ser aclamada ao posto no próximo dia 1º de fevereiro, data que marca o início da nova legislatura e da eleição para a Mesa Diretora da Alema.
O anúncio deve feito nas próximas horas, nas redes sociais. Ambos estão reunidos neste momento, acompanhados de deputados da chamada bancada dinista, parlamentares eleitos após cargo nos primeiro e segundo escalão do Palácio dos Leões sob Flávio Dino.
A retirada de candidatura de Othelino mantém a ausência de disputa pela presidência da Assembleia Legislativa. Conforme mostrou o ATUAL7, desde 2015 não há confronto pelo comando da Casa.
Iracema figurou como favorita à presidência da Alema sob interferência de Brandão. Com promessa de liberação de emendas e cargos, ele se opôs ao seu antecessor, o ex-governador Flávio Dino (PSB), com quem havia firmado acordo pela reeleição de Othelino.
Além da presidência, estarão em disputa outros oito postos, quatro de vice-presidências e quatro de secretários. Em razão do consenso, os deputados deverão formar chapa única para todos os cargos, garantindo que a eleição seja nominal e aberta.
O mandato dos integrantes da Mesa Diretora é de dois anos, com possibilidade de reeleição. Quem comandar a presidência terá o controle sobre R$ 535 milhões previstos no orçamento da Casa para este ano.
Do Atual 7