Em entrevista ao quadra Bastidores, do Bom dia Mirante, o deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), negou que esteja fazendo oposição ao governo de Carlos Brandão (PSB), mas garantiu que fará cobranças sobre ações voltadas para políticas públicas.
Ao ser questionado sobre o surgimento de um grupo opositor dentro da Assembleia Legislativa contra o Palácio dos Leões- sede do governo, o parlamentar defendeu que tenha, sim, uma oposição, pois faz parte do debate político e da democracia.
“Eu vejo alguns, poucos colegas deputados se anunciarem como deputados de oposição, o deputado Wellington esteve aqui ontem e falou que era deputado de oposição, não existe um número razoavél, mas existe uma conversa entre um e outro, um se dizendo independente, alguns poucos se dizendo já na oposição, outros querendo ir, mas um debate normal do parlamento, nada muito diferente do que deve ser, afinal nenhum de nós deve deseja que não haja oposição, a oposição é boa para qualquer governo, até porque ela é um elemento crítico, que na democracia é essencial”, disse.
Em outro trecho da entrevista, Othelino garantiu que ainda faz parte da base aliada de Brandão, porém frisou que irá fazer cobranças públicas sobre determinados temas como uma espécie de alertas. Caso não seja ouvido, ele afirmou que votará contra projetos e comissões.
“Eu sou, até hoje, um deputado da base do governo, agora claro que temos opiniões diferentes com relação a determinados temas. Perguntam sobre descumprimentos de determinados acordos políticos, isso não é o mais importante. O mais importante não é o acordo entre os políticos, mais importante é o acordo com o povo, os compromissos firmados em campanha, e talvez neste ponto esteja o nosso principal ambiente da discórdia. Algumas políticas públicas que eu considero essenciais não tem tido a devida atenção por parte do governo do estado, mas o meu papel até agora muito mais do que fazer uma cobrança pública, tem de fazer alertas, e eu espero que esses alertas sejam ouvidos, sob pena de ter a obrigação de me opor a determinados projetos ou me opor a determinadas comissões”.
E completou: “Muita gente fica dizendo que : ‘Othelino vai fazer uma oposição na tribuna da Assembleia, uma oposição aguerrida’, a questão não é essa, a questão é defender as políticas públicas das quais nós somos signatários nos 7 anos e três meses do governo Flávio Dino. Foram mais 30 unidades de saúde construídas nas mais diversas regiões do Maranhão, algumas dessas unidades hoje estão com dificuldades operacionais, isso significa que pessoas não tem atendimento. Isso pode ser corrigido? Pode! Mas é preciso que alguém cobre. E cobrar não quer dizer ser inimigo de alguém. É preciso que as pessoas entendam isso. São cobranças pontuais que mais do que ofender o governo, visam a contribuir com o governo.”
Sobre a possibilidade da eleição antecipada da Assembleia ser anulada devido a um entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado disse que esse assunto será discutido em um momento oportuno, pois vai depender do momento, da situação, da conversa entre os colegas deputados. “O foco está nas eleições municipais”.