Na sessão desta terça-feira (30), o deputado estadual Othelino Neto declarou que fará oposição ao governo Carlos Brandão (PSB) na Assembleia Legislativa.
“Temos uma diferença circustancial que ela é decisiva neste momento. PCdoB compõe a base do governador Brandão, foi essencial e decisivo nas eleições marjoritárias de 2022. Formamos uma bancada de cinco deputados estaduais, ocorre como eu tenho dito nesta tribuna, o governo cada vez menos, na minha humilde avaliação, merece que este apoio continue acontecendo. O PCdoB tem esse olhar crítico, mas compõe ainda a base do governo, eu respeito a decisão, e como na situação em que está o Maranhão, especialmente como estão as políticas públicas do Maranhão, eu não me sinto mais à vontade de me considerar da base do governo do estado, então o melhor foi, em comum acordo com o partido, deixar e buscar um novo caminho partidário onde eu possa exercer essa nova posição de quem não compõe mais a base do governo Brandão”, anunciou o parlamentar.
Em seu discurso, Othelino disse ainda que se filiará ao partido Solidariedade, comandado pela sua irmã Flávia Alves no próximo sábado.
Nas últimas semanas, o deputado vinha dando sinais de que iria iniciar uma oposição contra o Palácio dos Leões – sede do governo estadual.
Em, pelo menos, duas entrevistas, ele criticou duramente ações políticas governamentais (reveja aqui e aqui).
Othelino também votou contra o projeto de Lei proposto pelo Poder Executivo que pede autorização para um empréstimo de R$ 1,9 bilhão junto ao BNDES (relembre).
E em várias sessões na Assembleia reforçava as críticas à gestão estadual com discursos ácidos e duros.