Poder público e órgãos de defesa dos direitos das crianças de Paço do Lumiar participaram da 3ª Reunião de Elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância, com o objetivo de garantir políticas para o público de 0 a 6 anos de idade.
As secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, e as entidades, Conselho Tutelar, Pastoral, Fórum e Conselho da Criança e do Adolescente apresentaram os indicadores do município com base nas intervenções realizadas no ano de 2013.
A secretária de Desenvolvimento Social, Ivone Oliveira, ressaltou importância de o município de Paço do Lumiar estar pela primeira vez discutindo alternativas, e elaborando políticas afirmativas para a primeira infância. “Juntos, vamos diagnosticar a realidade de nossas crianças em vários aspectos, superando as dificuldades ainda latentes na sociedade, como a mortalidade infantil e a violência sexual. Somos responsáveis em garantir que os direitos desse público não sejam violados”, afirmou a secretária.
De acordo com a representante da Rede Estadual da Primeira Infância, Jeane Pires, apenas três municípios maranhenses estão em fase de conclusão das audiências com os órgãos de proteção. “Paço do Lumiar, Caxias e Codó, são as cidades que já possuem um diagnóstico avançado dos indicadores infantis. Estamos pela primeira realizando este levantamento no município, e percebemos que o poder público, em especial, possui um controle dos serviços públicos voltados às crianças de 0 a 6 anos, o que consideramos um grande passo para as políticas de infância”, observou.