Categorias

Pastos Bons assina acordo para replantio e recuperação de áreas degradadas

Um dos maiores problemas do nosso planeta hoje é a emissão de dióxido de carbono na atmosfera, causando o chamado aquecimento global. Mas uma das soluções naturais é o plantio e preservação de uma maior quantidade de árvores que, por sua vez, absorvem esse carbono e liberam oxigênio na atmosfera, ajudando a reduzir o chamado efeito estufa.

Então, Pastos Bons larga na frente com o projeto: De Mãos Dadas, com pequenas iniciativas e soluções sobre as terríveis mudanças climáticas dos últimos anos em todo nosso planeta. Assim foi pensando em algo que pudéssemos fazer para o meio em que vivemos que a Sec. de Meio Ambiente de Pastos Bons, por meio de seu Secretário Raifran Silva, iniciou importantes parcerias com alguns dos nossos grandes produtores regionais, com acordos firmados em recuperar áreas degradadas e reposição de mata ciliar de nascentes, olhos-d’águas em áreas de preservação permanente (APPs) dessas propriedades. Acreditamos que com esse projeto, poderemos contribuir com nossas fauna e flora local.

Mas nada disso seria possível sem a aceitação e adesão de alguns dos produtores locais e, nessa primeira fase temos: Grupo Sãmara, Faz. Caraíbas, Faz. Cabeceiras, Faz. Formosa e Faz. Ouro Verde. Esses proprietários se comprometem em recuperar tais áreas em parceria com o Viveiro Municipal de Pastos Bons, que nessa primeira etapa são 80 mil entre mudas e sementes nativas.

Assim, com essa iniciativa e parcerias espera-se com o desenvolvimento do trabalho o maior número de adesões dos municípios de todo nosso sertão maranhense nessa força conjunta na luta contra o aquecimento global, seguindo também um apelo mundial, feito pelo o Papa Francisco, na carta Laudato (Si’).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *