O Instituto Exata e a TV Guará divulgaram, nesta sexta-feira (12), o resultado do levantamento acerca da disputa eleitoral de São Luís. Segundo aponta a pesquisa, Edivaldo Holanda Júnior (PDT) lidera o pleito.
No cenário espontâneo, o atual prefeito da capital maranhense surge com 16% das intenções de voto, em segundo vem Eliziane Gama (PPS) com 9%. Wellington do Curso (PP) é o terceiro com 9%. Rose Sales (PMB) aparece com 2%. Eduardo Braide (PMN), João Castelo (PSDB) e Fábio Câmara (PMDB) surgiram com 1% cada um. O candidato do PPL, ZeLuís Lago marcou menos de 1%. Outros apareceram com 1%. Nenhum 15%. Não responderam ficou com 45%.
Na modalidade estimulada, 25% dos eleitores afirmaram que votariam em Edivaldo Holanda Júnior (PDT). Em seguida vem Eliziane Gama (PPS) com 21%. O candidato do PP, Wellington do Curso, surgiu com 18%. Logo a seguir vem a vereadora Rose Sales do PMB com 7%, Eduardo Braide (PMN) com 3%, Fábio Câmara (PMDB) com 2% das intenções de voto. Zé Luís Lago do PPL e Cláudia Durans do PSTU marcaram 1% cada um . Valdeny Barros do PSOL foi citado por menos de 1% dos eleitores. Nenhum, branco e nulo marcou 12%. Não sabem 10%.
2º Turno
A pesquisa também avaliou um possível segundo turno entre Edivaldo Júnior, Eliziane Gama e Wellington do Curso. O prefeito de São Luís perderia para os seus dois opositores.
35% dos eleitores afirmaram que voltariam em Eliziane Gama e 32% para Edivaldo Holanda Júnior. Nenhum, branco e nulo marcou 24%. Não sabem, 7%.
Em uma eventual disputa com o candidato do PP, Edivaldo também perderia. Wellington do Curso apareceu com 39% e Edivaldo Holanda Júnior com 34%. Nenhum, branco e nulo 19%. Não sabem 8%.
E na disputa entre Eliziane e Wellington, a candidata do PPS venceria comcom 36% dos votos. E o pepista apareceu com 34%. Nenhum, branco e nulo 21%. Não sabem 9%.
Rejeição
O Instituto Exatas e a TV Guará também verificaram a rejeição dos candidatos.
Edivaldo Holanda Júnior foi o mais rejeitado pelos entrevistados com 35%. Em seguida Eliziane Gama com 18%. Cláudia Durans marcou 17% de rejeição, Eduardo Braide e Fábio Câmara marcaram 16%. Rose Sales 15% e 14% disseram que não votariam de jeito nenhum em Zé Luis Lago. Wellington do Curso e Valdeny Barros 11%. 6% disseram que votariam em todos e 14% disseram que não votariam em nenhum.
A sondagem ouviu 806 pessoas na Zonal Rural e Urbana de São Luís durante os 8 a 10 de agosto. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. E o grau de confiabilidade é de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número 07433/2016.
Tenho certeza que quando acabar as olimpiadas, começar o horário eleitoral, o povo vai focar mais nas eleições desse ano, e com certeza Edivaldo disparará na liderança, pois começará a ficar mais em evidência todo seu trabalhos desses últimos 4 anos.
Ele deveria está disparado nas pesquisas com larga vantagem, só não está porque neste periodo de olimpíadas a população estava focada la. mas quando acabar, ele terá uma grande arrancada.
Mais uma pesquisa mostrando que Edivaldo é o favorito. O candidato mais bem preparado!
Agora quero ver disserem que todas as pesquisas são compradas. Porque Edivaldo não pode aparecer na frente que isso acontece.
Se mantiver esse ritmo, até o dia 2 de outubro Edivaldo já vai ter atingido mais de 50% das intenções de votos tranquilamente.