A Polícia Federal deflagrou hoje (26) uma nova fase da Operação Zelotes, que investiga organizações criminosas que atuavam na manipulação do trâmite de processos e no resultado de julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF, causando grande prejuízo aos cofres públicos.
OS Policiais compareceram ao local indicado em São Luís, mas não foi necessário cumprir o mandado de condução coercitiva. O homem acompanhou os policiais espontaneamente até a Superintendência da PF para prestar declarações e ser liberado posteriormente.
O lobista Alexandre Paes dos Santos foi preso. Os agentes realizaram busca e apreensão na empresa de marketing esportivo LFT, do filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Luis Claudio Lula da Silva. Segundo as investigações, a empresa tem ligação com o escritório Marcondes e Mautoni, investigada na Zelotes.
Cerca de 100 policiais federais dão cumprimento a 33 mandados judiciais, sendo 6 de prisão preventiva, 18 de busca e apreensão e 9 de condução coercitiva no Distrito Federal e nos estados de São Paulo, Piauí e Maranhão.
Esta nova etapa da operação aponta que um consórcio de empresas, além de promover a manipulação de processos e julgamentos dentro do CARF, também negociava incentivos fiscais a favor de empresas do setor automobilístico.
As provas indicam provável ocorrência de tráfico de influência, extorsão e até mesmo corrupção de agentes públicos para que uma legislação benéfica a essas empresas fosse elaborada e posteriormente aprovada.
Os crimes investigados na operação são: Advocacia Administrativa Fazendária, Tráfico de Influência, Corrupção Passiva, Corrupção Ativa, Associação Criminosa, Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro.
DISCRIMINAÇÃO DOS MANDADOS
DF – 3 de prisão preventiva, 9 de busca e 2 de condução coercitiva
SP – 2 de prisão preventiva, 8 de busca e 4 de condução coercitiva
PI – 1 de prisão preventiva, 1 de busca e 2 de condução coercitiva
MA – 1 de condução coercitiva
PREFEITO DE TUNTUM JÁ DESVIOU MUITO DINHEIRO DA SAÚDE DO MARANHÃO, E AGORA TA DESVIANDO MAIS AINDA EM TUNTUM E COM O SOCORRÃO DE PRESIDENTE DUTRA, A PF PODIA PEGAR ELE DE NOVO COM ESSES DESVIOS DE DINHEIROS DA SAÚDE NO MARANHÃO, E 7-MESES DE SALÁRIOS ATRASADOS, PAGANDO 300-REAIS EM TUNTUM, O POVO PASSANDO FOME, E OS TODOS OS SECRETARIOS LUXANDOS, PATRIMONIOS EM NOMES DE LARANJAS.