Em Balsas, a 810 km de São Luís, a população está reclamando do atraso na coleta de lixo nos bairros do município. Nos bairros situados na periferia o serviço deixou de ser feito há mais de dez dias, conforme os moradores. Eles afirmam que o lixo vem acumulando desde o início deste ano.
Na maioria dos bairros foi feito apenas uma coleta de lixo, junto com o mutirão que fez a limpeza das ruas, e desde então os moradores ficam sem saber o que fazer com o lixo que é produzido em casa.
João Jardim da Cruz que trabalha na área de serviços gerais revela que o seu vizinho descartou o lixo da casa dele no meio do mato por conta do atraso da coleta. “Eu tenho um vizinho que está até reclamando. Eu soube que o lixo está até acumulando e ele pegou e botou na beira do mato. Colocam um pedaço de carne podre e fica aquele mau cheiro”.
O lixo acumulado que atrai moscas e animais também pode prejudicar a saúde da população. Com o período chuvoso ainda mais intenso, muitos objetos e até as sacolas tendem a acumular água facilmente, o que ajuda na proliferação do aedes aegypti.
A costureira Maria Lúcia Araújo está insatisfeita com a situação por conta do aumento de moscas. “É muito ruim porque está juntando muito lixo, mosca e os cachorros ficam rasgando o lixo no meio da rua”, desabafou.
A coleta de lixo ainda não foi normalizada na cidade porque venceu no ano passado o contrato com a empresa prestava o serviço com a prefeitura. Mutirões estão sendo realizados, mas em muitos bairros o lixo só está sendo coletado uma vez na semana.
Por meio de nota, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Balsas informou que já foi feito um contrato emergencial com uma empresa da cidade seguindo todos os trâmites legais e a coleta deve ser normalizada nos próximos dias. (DoG1MA).