Maiorias das praias de São Luís estão improprias para o banho, a exemplo de umas das principais (praia do meio), é constatado as péssimas condições de Balneabilidade na Orla. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, não só nas praias de capital, mas também em São José de Ribamar a situação é parecida.
Após monitoramento, foi dado o laudo da realização de monitoramento em várioas praias. Foram coletadas amostras nas praias da Ponta dAreia, São Marcos, Calhau, Olho dÁgua, Praia do Meio e Araçagy, em São Luís; Panaquatira, Praia da Sede, Boa Viagem e Juçatuba, no município de São José de Ribamar, ou seja, abrangendo um total de 26 pontos de coleta.
Para a avaliação da qualidade da água utilizou-se indicador microbiológico (Escherichia coli), para fins de quantificar bactérias/100 mililitros de água do mar, sendo as amostras de água colhidas em situação de maré vazante e na isóbata de 1m. Para isso, utilizou-se o método de substrato cromogênico definido.
Nas praias de São Luís, os resultados do monitoramento feita neste mês, foram constatados que todos os pontos amostrados continuam impróprios para banho. Veja abaixo as praias impróprias para o banho: