Falhas cometidas na Prefeitura de Anapurus motivou o Ministério da Saúde a realizar uma auditoria minuciosa e, ao concluir, foi constatado graves irregularidades nos anos de 2010 a 2013.
A prefeita Tinha Monteles, eleita desde 2008 e reeleita em 2012, é acusada juntamente com Manoel Monteles Neto, secretário de Saúde, e Jairo Lisboa de Sousa, coordenador Financeiro, ambos desde 2009, de descumprimento às diretrizes e normas que orientam a estruturação e funcionamento da rede de saúde no âmbito da Atenção Básica.
A auditoria realizada no Município de Anapurus evidenciou, principalmente, que foram encontrados atendimentos e receituários médicos, do ano 2012, com assinatura e carimbo de profissional falecido e CRM desativado, denotando a ocorrência de exercício ilegal da medicina e falsidade ideológica, além de pagamentos para estagiário de medicina como médico plantonista.
O Fundo Nacional de Saúde deverá adotar os procedimentos visando à restituição de mais de R$ 2 milhões dos recursos elencados na proposição de devolução do presente relatório. O Fundo Estadual de Saúde deverá adotar os procedimentos, junto a Secretaria Municipal de Saúde, visando à retorno das verbas transferidos para o Municipal de Anapurus.
A UBSF de Angical está em reforma desde julho de 2012, com prazo previsto para conclusão em 16/01/2013, segundo placa de identificação no local da unidade, ocorrendo seu funcionamento na Escola Pública. Agentes comunitários de saúde que residem na micro área de abrangência, não sendo garantida uma sede própria ou alugada com a estrutura física necessária para seu pleno funcionamento.
Ocorre, porém, o relatório concluí que a gestão municipal de saúde de Anapurus apresenta falhas que comprometem o
atendimento digno e resolutivo à população e devem ser corrigidas com urgência.
Essa prefeita, usou todo esse dinheiro, para compra de voto.
Ela e esse camarada dela, julio César. São um mal para Anapurus, a cidade esta jogada as ratos.
Esse jominha e esse jairinho. São todos ladrões, vão aprodecer na cadeia e ainda vão da um prejuízo pra globo.
Pois o equipamento roubado foi destruído..
Isso e So uma parte comcerteza tem muito mais se existisce punicao pra essas Pessoas essa de Anapurus nao era pra ter nem concorido as eleicoes
ESTA PREFEITA TEM CARA E DE PUTA DONA DE CABARE ISTO SIM SO NO MARANHAO UMA IMUNDA DESTA E PREFEITA
Quanta falta de caráter por parte de seus administradores Anapurus sempre teve esses problemas, quando sai dai em 1998 a cidade já era sem futuro, esses dois Zominha e Jairo vi os dois crianças assim como eu era, e o Agnaldo, pobres coitados vão pagar caro por uma coisa que tem gente grande envolvida, a corda sempre arrebenta para o lado dos mais fracos e essa senhora se é que pode se chamar assim eu lamento muito que ela não estivesse no dia da emboscada.
Em Anapurus como em outras cidades pobres do nordeste funcionam assim tem dois partidos os eleitores do partido que perde passam quatro anos amargando sem emprego sem recurso algum quando na verdade os recursos do governo são para todos, até os funcionários que são concursados na prefeitura se não tiverem votado no prefeito eleito são prejudicados os mesmos tem dificuldades de trabalhar são colocados em lugares distantes de suas casas ou até mesmo são proibidos de trabalhar tenho uns conhecidos ai nesta situação por não votarem na Tina Monteles tiveram que entrar na justiça pra poderem ocupar seus cargos de direitos.
Graças a Deus sai daí e tenho muita dó de gente boa que tem na cidade honesta sofrida e esses bando de urubus ai se aproveitando.
Uma coisa é certa a justiça de Deus tarda mais não falha o Sr. ex deputado Júlio Monteles quanta maldade ele não fez na cidade era tratado como coronel dono da cidade até os padres ele perseguiu e hoje onde ele está como ele está, o castigo dessa senhora está vindo também se prepare senhora…