A Prefeitura de Anapurus, comandada por Tina Monteles, tem recebido valores milionários do Governo Federal, segundo extratos bancários.
Os repasses já passam dos R$ 5 milhões, entre meses de janeiro e abril, e são oriundos undo de Participação dos Municípios (FPM), Fundo de Saúde (FUS), Fundos Especial do Petróleo (FEP) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb.
Apesar de receber cifras milionárias, a educação, saúde, infraestrutura, entre outros setores do município, estão precários, completamente abandonados. A população não aguenta mais tanto descaso.
Além disso, desde o ano de 2012 a Prefeitura de Anapurus tem omitido repasses federais feitos pelos Ministérios para a cidade, segundo diz o Portal da Transparência. Desse modo, a gestão de Tina Monteles infringe a Lei Complementar 131/2009 – lei da Transparência – que determina que sejam disponíveis, em tempo real, informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Caso isso não aconteça, o Município estará sujeito a sanções.
Agora, cabe ao Ministério Público do Maranhão investigar tais atitudes da gestora