A prefeita de Nova Olinda, Iracy Weba, entregou na manhã de hoje (18) o novo fardamento da guarda municipal, os guardas se mostraram satisfeitos com a atitude da gestora, que ainda assegurou que durante todo seu governo estará proporcionando melhores condições de trabalho aos guardas.
O novo fardamento da Guarda Municipal foi adquirido com recursos próprios do Município, numa demonstração de que mesmo em um momento de grave crise econômica, a Administração Municipal consegue gerenciar com responsabilidade os recursos, e consequentemente vem conseguindo honrar com seus compromissos garantindo assim a manutenção de toda sua estrutura administrativa.
Para o Governo Municipal, a entrega do novo fardamento e todas essas mudanças citadas é uma forma de valorizar um grupo de profissionais, que tão bem desempenha suas funções como grandes guardiões do patrimônio público municipal.
Gostaria de tecer alguns apontamentos sobre o descalábro cometido pela prefeita dessa cidade, em vestir a guarda municipal com fardamento verde. Primeiramente gostaria de destacar que é vedado segundo o artigo 37 da CF, com cerne no principio da impessoalidade a promoção pessoal ou partidária, ou seja, notadamente a chefe do executivo utilizou a cor verde em razão de seu partido, que possui as mesmas cores. Destarte cabe denuncia ao MP para que a administração pública reveja seu ato eivado de inconstitucionalidade, ou que até mesmo a administração desfaça esse erro grotesco. Além disso cabe discorrer que o fardamento (cor) está em desacordo com o Estatuto Geral das Guardas Municipais, Lei federal 13.022, que optou pela cor Azul Marinho, como padrão nacional. Certamente essa senhora não fez nem uma pesquisa sobre o que é GUARDA MUNICIPAL e sua importância na segurança pública.
Faço das palavras do colega acima as minhas. Chega ser humilhante…. Infelizmente, alguns municípios veem a gcm como um nada… e não sabe a real importância da guarda municipal.