Os projetos da Prefeitura de São Luís para a área de mobilidade urbana foram apresentados pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior aos representantes dos Ministérios das Cidades e do Planejamento, Orçamento e Gestão, além da Caixa Econômica Federal (CEF), na manhã desta quarta-feira (07). A reunião ocorreu em Brasília e contou com representantes da Prefeitura e do Governo do Estado.
O prefeito Edivaldo apresentou o novo projeto para implantação do VLT e do corredor de transportes, que funcionará como um novo anel viário em São Luís. “Saímos de mais essa reunião com o governo federal muito animados, confiantes na aprovação dos projetos e liberação dos recursos para obras estruturantes que vão ajudar a mudar muito a paisagem urbana de nossa cidade”, avaliou o prefeito Edivaldo Júnior.
Também foram iniciadas as discussões sobre novas propostas apresentadas pela Prefeitura de São Luís para ampliar sete corredores de transporte no município. Os projetos que estão em fase de elaboração para serem apresentados ao governo federal beneficiam as avenidas Jerônimo de Albuquerque, Guajajaras, São Luís Rei de França, Daniel de La Touche, Africanos, João Pessoa, Casemiro Júnior, Getúlio Vargas, Franceses, Vitorino Freire.
As propostas foram recebidas pelo secretário nacional do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), Maurício Muniz. A triagem de projetos está sendo realizada com todas as 27 unidades federativas. As obras serão viabilizadas com os recursos da ordem de R$ 50 bilhões anunciados pela presidente Dilma Rousseff em junho deste ano.
O secretário de Articulação Institucional (Semai), Márcio Jardim, lembrou que o diálogo entre Estado e Município foi fundamental para o êxito da apresentação das propostas em Brasília. O trabalho conjunto para viabilizar a parceria institucional entre as esferas do Executivo maranhense evitou a sobreposição de projetos e definiu as propostas com interseção das ações entre Prefeitura e Estado.
“A reunião desta quarta-feira teve um impacto positivo. Os recursos serão destinados com base em critérios de necessidade das obras e a Prefeitura, através do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, apresentou propostas consistentes e viáveis. São propostas realistas e que contribuirão para melhorar substancialmente as condições de mobilidade em São Luís”, destacou Márcio Jardim.
A comitiva do Executivo municipal que participou das discussões dos projetos na sede do Ministério do Planejamento foi composta pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior, pelos secretários Márcio Jardim (Semai), Fabíola Aguiar (Trânsito e Transportes), José Silveira (Obras e Serviços Públicos) e pelo assessor especial Carlos Rogério Araújo.
HISTÓRICO
No dia 24 de junho, após a onda de protestos realizada no país reivindicando melhorias no transporte público e demais áreas de investimento social, a presidente Dilma Rousseff se reuniu em Brasília com prefeitos e governadores dos 27 estados e capitais, e do Distrito Federal, para propor um grande pacto pelo Brasil envolvendo os três níveis de governo: municipal, estadual e federal.
A presidente anunciou propostas para as áreas da saúde, educação, reforma política, responsabilidade fiscal e transporte público. Foram anunciadas várias linhas de ações, incluindo a destinação de R$ 50 bilhões para novos investimentos em obras de mobilidade urbana, com o objetivo de atender ao pleito para melhoria das condições de transporte.
Confira abaixo o quadro de ações:
Empreendimento |
Descrição (trecho, bairros e principais intervenções) |
Extensão (Km) |
Faixa exclusiva de ônibus no corredor Centro-Anil | Trecho: Av. Getúlio Vargas/Av. João Pessoa/Edson Brandão/Casemiro Júnior/São Sebastião; Intervenções: criação de faixa exclusiva para ônibus e requalificação do corredor | 13,0 |
Faixa exclusiva de ônibus no corredor Daniel de La Touche | Trecho: interseção com Av. dos Holandeses até interseção com Av. do Franceses Intervenções : criação de faixa exclusiva para ônibus e requalificação do corredor | 7,0 |
Faixa exclusiva de ônibus no corredor Av. dos Franceses | Trecho: interseção com Guajajaras até interseção com Getúlio Vargas Intervenções: criação de faixa exclusiva para ônibus e requalificação do corredor | 6,0 |
Faixa exclusiva de ônibus no corredor Av. dos Africanos | Trecho: interseção com Vitorino Freire (Anel Viário) até interseção com Av. dos Franceses Intervenções : criação de faixa exclusiva para ônibus e requalificação do corredor | 6,0 |
Faixa exclusiva de ônibus no corredor do Anel Viário (Contorno do Centro histórico) | Trecho: Corredor do Anel Viário (Contorno do Centro histórico) Intervenções: criação de faixa exclusiva para ônibus e requalificação do corredor | 7,0 |
Faixa exclusiva de ônibus no corredor do Jerônimo de Albuquerque | Trecho: Av. Colares Moreira (Renascença) até Av. dos Franceses (Tirirical) Intervenções : criação de faixa exclusiva para ônibus e requalificação do corredor | 13,0 |
Faixa exclusiva de ônibus no corredor do São Luis Rei de França | Trecho: Av. Holandeses (Olho d´água) até Av. Jerônimo de Albuquerque (Cohab) Intervenções: criação de faixa exclusiva para ônibus e requalificação do corredor | 6,0 |
Faixa exclusiva de ônibus no corredor da Holandeses | Trecho: Limite dos Municípios de São Luis com São José de Ribamar até Av. Ana Jansen (Ponta da Areia) Intervenções: criação de faixa exclusiva para ônibus e requalificação do corredor | 13,0 |
Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) | Trecho: Terminal de Integração do Centro seguindo pela avenida dos Portugueses até Anjo da Guarda Observação: necessidade de compatibilização do projeto de requalificação da Av. do Portugueses (DNIT/Gov. do Estado) com projeto do VLT (Prefeitura de São Luís) | 6,3 |