Categorias

PF vasculha casa do prefeito de Itaipava do Grajaú em operação contra fraude eleitoral

O prefeito de Itaipava do Grajaú, Júnior do Posto, foi um dos alvos da operação Clientelismo, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (22).

Em nota, o gestor municipal afirmou que foi surpreendido pela ação da PF em sua casa, qual foi autorizada pela Justiça Eleitoral por fraude em transferências de títulos eleitorais indígenas.

Segundo Júnior do Posto, a operação foi motivada por denúncias infundadas.

Leia abaixo:

A operação é decorrente do inquérito policial que investiga um esquema de transferência fraudulenta de domicílio eleitoral e compra de votos realizada por vários indivíduos. Entre os investigados há candidatos no pleito eleitoral de 2024 e uma servidora que prestou serviços a Justiça Eleitoral em Itaipava do Grajaú/MA.

A investigação apontou que o esquema criminoso funcionava a partir do aliciamento de eleitores residentes na zona rural de Jenipapo dos Vieiras e Grajaú, com foco principal em indígenas das Aldeias São Pedro dos Cacetes (município de Jenipapo dos Vieiras) e Aldeia Coquinho 2 (município de Grajaú), além dos eleitores do Povoado Alto do Coco (município de Grajaú). Os eleitores eram convencidos a transferir seus domicílios eleitorais para a cidade de Itaipava de Grajaú, sob a promessa de recebimento de cestas básicas, materiais de construção, gado, construção de estradas e instalação de energia elétrica, e a votarem nos candidatos indicados pelo grupo.

As transferências de domicilio eleitoral para Itaipava do Grajaú/MA eram realizadas somente com a apresentação do documento de identidade, não sendo exigido nenhum tipo de comprovante de endereço ou declaração de domicilio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *