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Prefeito é investigado por suposta fraude em dados sobre enchente em Lagoa Grande

O prefeito de Lagoa Grande, Neres Policarpo, está no bojo de uma investigação instaurada no âmbito do Ministério Público que apura suposta fraude em dados de enchente no Município.

Segundo as informações, o gestor municipal emitiu o decreto Nº 76, de 25 de Março de 2024, que dispõe sobre Situação de Emergência nas áreas da cidade, afetadas por chuvas intensas.

O documento apontou emergência teria afetado 1.635 moradores de Lagoa Grande do Maranhão, uma cidade com 11.411 habitantes, conforme dados do IBGE de 2022, o que representaria 14% da população.

Segundo a declaração, houve feridos, pessoas com problemas de saúde decorrentes do desastre, além de 270 desabrigados acolhidos em abrigos públicos e mais 1.240 que se mudaram para casas de amigos ou parentes. Esses números sugeririam uma tragédia sem precedentes na cidade, contudo, até este momento não há notícias em veículos de comunicação e de da população local acerca da existência deste fato.

Diante desse suposto caos, o prefeito Neres Policarpo solicitou apoio federal complementar para as áreas afetadas pelo suposto desastre natural, apresentando: 900 desalojados e 160 desabrigados.

Esse pedido foi parcialmente atendido, com a liberação de R$ 486.999,00 mil depositados em conta do Município de Lagoa Grande do Maranhão em 9 de maio de 2024, destinados a serem gastos através de contratações por dispensa de licitação.

O promotor de Lago da Pedra, que responde por Lagoa Grande, Aarão Castro, instaurou inquérito apurar possíveis irregularidades, em específico, para verificar se efetivamente ocorreu a enchente que necessitasse a decretação do decreto de estado de calamidade.

O secretário de saúde do município foi oficiado para que em 3 dias indicasse a quantidade, identificação e o quadro clínico das pessoas atingidas pela chuva.

A Defesa Civil da cidade também terá que informar o local aonde se encontram as pessoas desabrigadas em decorrência da enchente.

Aarão ainda determinou uma visita os locais afetados, como na quadra de esportes aonde supostamente encontram-se os atingidos pela enchente.

A secretária Municipal de Assistência Social tem 3 dias para apresentar relatório indicando as comunidades afetadas pelas chuvas, e as ações sociais desenvolvidas em prol dos desabrigados e desalojados.

O prefeito de Lagoa Grande também foi notificado para informar onde foram alocados os valores recebidos, bem como informar o valor específico existente na LOA para eventos dessa natureza, no prazo de 5 dias.

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