A Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Santa Inês realizou na última sexta-feira (15/07), no auditório da escola Terezinha Lopes, localizada na Rua Bandeira Tribuzzi, bairro Santo Antonio, o II Fórum Comunitário para o Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF.
Sob o tema “Eu e meu município crescendo juntos”, o evento debateu os avanços nas políticas públicas para a promoção da qualidade de vida das crianças e adolescentes do município de Santa Inês, que pela primeira vez participa da certificação do Selo Unicef.
A mesa de abertura do Fórum foi composta pelo prefeito Ribamar Alves; pelo presidente do CMDCA, Raniery Carneiro; pela secretária-adjunta de Desenvolvimento Social, Ana Paula Lima; pela conselheira tutelar Cláudia Rodrigues; por José Soares, representando do Ministério Público de Santa Inês; pelo capitão James Cleude, representando do 7º BPM; e pelo representante quilombola, João Batista.
Entre os que usaram da palavra durante a cerimônia de abertura, o prefeito Ribamar Alves destacou o fato de Santa Inês almejar o Selo Unicef. “Para estar nessa disputa, inscrevemos nosso município em 2013, numa iniciativa inédita, e a partir daí trabalhamos com afinco para incluir esta cidade entre as melhores do Estado nos indicadores de qualidade de vida para as crianças e adolescentes, partindo do atendimento nos projetos sociais; atenção á saúde e principalmente nas escolas, onde as crianças recebem educação e alimentação de qualidade. Isso mudou a vida de muitas famílias ao longo desses últimos três anos e meio”, enfatizou Ribamar Alves.
O QUE É O SELO UNICEF
O Selo Unicef é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado do seu esforço na melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes. Foi uma forma encontrada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância de estimular os municípios a assumirem essa missão e ao mesmo contribuir para que eles possam concretizá-la.
Em 2014, foi realizado o I Fórum Comunitário do Unicef, oportunidade para, de forma participativa, os representantes da sociedade analisarem e compreenderem as políticas públicas para a infância e adolescência. Na oportunidade foi elaborado um plano de ação para o município de Santa Inês, o qual foi analisado no fórum realizado nesta sexta-feira, data em que se encerrou o ciclo. Vale lembrar que esta é a primeira vez na história que o município de Santa Inês participa do Selo Unicef.
No II Fórum, foram realizadas palestras e dinâmicas com aas atividades-eixo definidas no Plano de Ação, onde foi mostrada para a comunidade e os gestores públicos a evolução das políticas de direitos das crianças e adolescentes do município.