Diante de várias informações divulgadas acerca do funcionamento da escola Nossa Senhora da Conceição Mendonça, no Povoado Mendonça, na cidade Peritoró, o prefeito do município, Jozias Oliveira afirmou que ao assumir a gestão municipal soube que o referido colégio funcionava numa casa da Associação de Moradores da localidade e determinou que fosse feito um diagnóstico da situação, e identificou esse problema na comunidade.
Em 2015, a Secretaria de Educação reuniu com as famílias do Povoado Mendonça, e propôs o deslocamento dos alunos para a comunidade mais próxima chamada Prazeres.
Neste caso, a Prefeitura disponibilizaria uma van com monitor para cuidar exclusivamente do transporte, dando mais segurança para as crianças, enquanto seria construída uma Escola Padrão. Duas reuniões foram feitas e a comunidade não aceitou a proposta, resistindo à mudança.
A pedido da comunidade, a Prefeitura contratou um professor residente na localidade e dirigente da mesma, pois em Mendonça quase todos são parentes. A Secretaria determinou que a partir deste ano letivo, os alunos de Mendonça seriam deslocados para o Povoado São João das Neves. Essa determinação foi tomada justamente porque será construída, no Povoado Frei Solano, a trezentos metros de Mendonça, uma escola do Programa Escola Digna, do Governo Estadual que vai atender toda região. Como na localidade não existem prédios com estrutura física adequada para o funcionamento de salas de aula, a Prefeitura sugeriu estas mudanças e esse ano irá funcionar assim.
O Ministério Público já se reuniu com representantes da Prefeitura e da comunidade do Povoado Mendonça e verificou que as informações transmitidas pela Administração Pública eram verídicas e concordou que a solução dada era a mais acertada.