A Prefeitura de Santa Helena, na Baixada Maranhense, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira (18), uma grande ação para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Coordenado pela secretária de Assistência Social, Laurinete Lobato, o evento contou com a participação de centenas de estudantes da rede municipal de ensino, que com faixas e cartazes percorreram as ruas da cidade, conscientizando e alertando sobre esse grave problema que vitimiza milhares de crianças em todo o Brasil.
O prefeito Zezildo Almeida, que sempre priorizou em sua gestão, crianças e adolescentes, com atenção permanente em setores importantes como saúde, educação, segurança e assistência psicossocial, disse que o combate à violência precisa ser praticado todos os dias. Ele reforçou que o ’18 de maio’ serve para reflexão e alerta para que os índices alarmentes de violência infantojuvenil nos lares e nas ruas seja eliminada e que os culpados sejam punidos nos rigores da lei.
“O futuro do nosso país e da nossa cidade está nas mãos das crianças, que muitas vezes são abusadas e exploradas em suas casas por pessoas próximas. O abuso, a exploração sexual e o trabalho infantil precisam ser combstidos e denunciados o mais cedo possível, e o caminho mais eficaz é a conscientização da sociedade, principalmente, dessas pequenas vítimas que precisam ser orientadas nesse sentido. Por esse motivo promovemos essa ação de alerta em Santa Helena para que possa valer os direitos da criança e do adolescente, e um deles é a segurança e o acolhimento dentro e fora do lar”, pontuou o prefeito Zezildo.