A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Educação (Semed), oferecerá 2.100 vagas para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano. As matrículas poderão ser realizadas a partir de segunda-feira (05) e o início das aulas está previsto ainda para este mês. O programa tem como público-alvo jovens de 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever e que não tenham concluído o Ensino Fundamental.
O Projovem tem duração de 18 meses, oferece formação no Ensino Fundamental, cursos de iniciação profissional, aulas de informática e auxílio de R$ 100 por mês. O programa promove a promoção da experiência de atuação social na comunidade e a inclusão digital como instrumento de inserção produtiva e de comunicação.
“O programa busca oferecer oportunidade para que os jovens experimentem novas formas de interação, se apropriem de novos conhecimentos, reelaborem suas próprias experiências e sua visão de mundo e se reposicionem quanto a sua inserção social e profissional”, destaca a Coordenadora Geral do Programa, Fernanda Passos.
Para realizar a inscrição, o interessado deve apresentar os seguintes documentos (original e cópia): Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e Histórico Escolar ou teste de proficiência. As matrículas devem ser realizadas nas escolas da Rede Municipal nas quais o Programa está inserido, de acordo com a Qualificação Profissional disponível, conforme descrito abaixo.