Prefeituras do Maranhão irão paralisar as atividades no próximo dia 30 por redução do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A informação foi confirmada pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) em entrevista coletiva na terça-feira (22).
Os prefeitos maranhenses afirmam que a situação financeira é insustentável. Alguns municípios não pagaram nem os salários dos servidores do mês de julho ainda.
“Não é um movimento só do Maranhão. Todos os estados do Nordeste vão parar neste dia. E no dia 1° de setembro vamos convocar toda bancada federal para discutir como sair dessa crise”, afirmou o presidente da Famem, Ivo Rezende.
A reunião contou com a presença de mais de 200 prefeitos maranhenses na sede da Famem.
Em votação, por unanimidade, os prefeitos votaram pela paralisação no próximo dia 30, quarta-feira, e, também, por uma reunião com todos os parlamentares da bancada federal maranhense, no dia 1º de setembro (sexta-feira), na sede da Famem. Nessa encontro, os gestores esperam que os deputados tomem um posicionamento firme.
Como está faltando dinheiro se a grande maioria dos Municípios mantêm uma fábrica de empregos contratados em troca de apoio político?
Sitio Novo é um exemplo disso. Tem 780 servidores efetivos e em torno de 800 contratados, sem necessidade, somente trocando emprego por voto.