Um caminhão carregado de madeira nativa serrada foi apreendido na madrugada desse sábado (12), no km 320 da BR-010, em Açailândia, município a 566 km de São Luís. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carga estava com documentação irregular.
Ainda segundo a PRF, a carga transportada era composta por madeira nativa serrada. Os documentos foram solicitados, ao que foi apresentada a nota fiscal NFe e a Guia Florestal para Transporte de Matéria Prima Florestal Diversa (GF3i). Além do Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico (Dacte) e o Documento Auxiliar do Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (Damdfe).
A GF3i e a NFe eram válidas e concordantes e tratam do transporte de 23m³ de madeira nativa serrada em vários perfis e espécies. No entanto, irregularidades foram detectadas e uma delas era a divergência entre as espécies transportadas e as que estavam na documentação. Diante das informações, ocorrências de transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida, e de falsidade ideológica foram registradas.
O caminhão e carga permanecem retidos na unidade operacional da PRF de Açailândia à disposição do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O motorista foi conduzido para a Polícia Federal de Imperatriz.