Categorias

Prisão de líderes da fraude de notas no Uniceuma ganha destaque nacional

Ana Carolina Moreno – Do G1, em São Paulo

Heitor Araújo, o Guru, descendo da viatura na SEIC
Heitor Araújo, o Guru, descendo da viatura na SEIC

A polícia do Maranhão prendeu, na tarde de quinta-feira (1º), dois suspeitos de serem os mentores do esquema de alteração fraudulenta de nota de estudantes reprovados em disciplinas do Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma). Segundo Breno Galdino de Araújo, delegado do Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), um deles estuda no curso de sistema de informação do Uniceuma e foi estagiário no departamento administrativo da instituição.

Há cerca de um mês, a polícia investiga, a pedido do Uniceuma, a alteração de mais de 500 notas no sistema do Uniceuma. De acordo com a apuração, uma auditoira interna da instituição mostrou que estudantes reprovados em certas disciplinas da instituição tinham sua nota mudada no sistema sem passar pelo procedimento padrão – que inclui um requerimento de revisão da nota.

Leônidas de Azevedo, comparsa de Guru na fraude
Leônidas de Azevedo, comparsa de Guru na fraude

Denúncias anônimas levaram os policiais ao nome do estudante, que havia sido estagiário do setor de informática do Uniceuma.

Acusado de criar o esquema, ele foi preso no município de Chapadinha, a cerca de 300 quilômetros de São Luís, às 14h30 de quinta-feira. O delegado afirmou que ele estava na casa de familiares e foi preso por policiais civis da delegacia regional. Na mesma hora, policiais da Seic prendiam, na capital maranhense, o outro suspeito.

Segundo Araújo, ele também estuda sistemas de informação, mas em outra faculdade. “Ele foi ouvido ontem [quinta-feira], e confessou.” O delegado afirmou que, no depoimento, o homem explicou que o estudante do Uniceuma conseguiu a senha do chefe, quando era estagiário, e fez a fraude. “Quando a senha foi bloqueada, ele procurou o colega, que entende muito de tecnologia de informação e lhe explicou como conseguir outra senha”, contou Araújo. O policial disse ainda que os dois passaram a dividir o dinheiro que ganhavam com o esquema.

Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa do Uniceuma – que levou a denúncia do esquema à polícia após uma auditoria interna – afirmou que ainda não tinha uma posição oficial sobre o caso.

Aparelhagem de som e outro percents que foram apreendidos
Aparelhagem de som e outro percents que foram apreendidos

One thought on “Prisão de líderes da fraude de notas no Uniceuma ganha destaque nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *