O procurador da República, Flauberth Martins Alves, pediu à Polícia Federal a abertura de inquérito criminal para apurar suposta fraude no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Chapadinha, que é gerido pela Prefeitura da cidade, administrada por Dulce Belezinha.
Documento obtido pelo Blog do Neto Ferreira mostra que o membro do MPF (Ministério Público Federal) enviou um ofício ao superintendente da PF no Maranhão, Sandro Rogério Jansen Castro, no dia 7 de novembro desse ano solicitando a investigação.
“Cumprimentando-o, encaminho a Vossa Excelência cópia da documentação em anexo, em razão da requisição de instauração de IPL referente à Notícia de Fato nº 1.19.000.001652/2023-39”, diz o requerimento.
O pedido foi feito após o Ministério Público, por meio da promotora de Justiça de Chapadinha, Samira Mercês dos Santos, declinar competência e encaminhar os autos ao MPF relatando uma denúncia de que possivelmente estaria havendo a inserção de dados falsos sobre o número de médicos e enfermeiros do Samu de Chapadinha no sistema federal da Saúde.
“Trata-se de atendimento ao público oriundo da Ouvidoria do Ministério Público que narra em tese possível inserção de dados falsos em sistema federal (cadastros de médicos e enfermeiros como pertencentes ao SAMU de Chapadinha na base CNES). Assim, determina-se: 1. Extração de cópia integral dos autos e encaminhamento ao Ministério Público Federal para providências no âmbito de atuação”, diz o MP.
Pior dessa história que os mesmo médicos que estão de plantão no SAMU ao mesmo tempo estão de plantão na UPA de Chapadinha.