Hoje em todo país professores paralisaram suas atividades na defesa da Lei do Piso. Sancionada em 2008, a lei garante que nenhum professor deveria ganhar menos que R$ 950,00, valor que foi corrigido para R$ 1.187 em 2011. Alguns governadores questionaram a constitucionalidade da lei, alegando ser um valor muito alto para início de carreira.
Além disso, vários gestores quiseram manipular esse entendimento colocando o valor do piso incluindo as gratificações. Porém no entendimento do STF, esse valor refere-se ao vencimento básico sem acréscimos.
No Maranhão, a ex-secretária Olga Simão na dizia que só iria cumprir a lei do Piso após a divulgação do acórdão pelo STF.
Há vários anos existe uma luta pela aprovação do estatuto do educador, um conjunto de artigos que visa melhorar a qualidade da educação atingindo alunos, professores, gestores escolares e a comunidade.
Percebe-se a falta de vontade em melhorar a educação no Maranhão, onde os investimentos são mínimos e a falta de estrutura física e humana ainda é patente, gerando descontentamento dos professores e de alunos.
por isso a educação maranhense é uma lástima!!! pois o salário do profissional é uma merdaaa