O Ministério Público do Maranhão (MPMA) instaurou um procedimento investigatório criminal para apurar supostas irregularidades no processo licitatório realizado pela Prefeitura de Anapurus, que teve como objeto a construção de uma academia de saúde.
O MPMA arrolou no processo a Prefeita Municipal, Cleomatina Moreira Monteles, o secretário Municipal de Saúde e Saneamento, Genário Alves Viana, o presidente da Comissão de Licitação, Rennefild Garreto Vasconcelos, o secretário de Finanças e Orçamento, Júlio César de Almeida Neto, além de Tiago de Sousa Monteles e Andrey Tharles Peron de Sousa Lira, e a empresa vencedora do referido certame a Construtora EEMA- EMPREENDIMENTOS DE ENGENHARIA DO MARANHÃO LTDA.
Segundo a Promotoria, a academia de Saúde de Anapurus, seria construída na rua da Industria s/n°, no bairro Centro, ao lado do Estádio Municipal Bastitão. O prédio a ser edificado contaria com as seguintes dependências: sala de vivência, sala de orientação, depósito, banheiros feminino e masculino, Dml, copa, áreas de equipamento e circulação, área livre externa. Ao todo, a academia teria 430 m² de área construída.
No entanto, o que se observa é que a obra não saiu do papel, prejudicando, assim, milhares de moradores de Anapurus.