Nomeado para comandar a poderosa Secretaria de Governo (Segov) da gestão de Carlos Brandão (PSB), Márcio Ribeiro Machado foi condenado por desvio de verbas públicas, formação de quadrilha e fraude em licitação em 2013.
Em 2005, o atual chefe da Segov foi denunciado pelo Ministério Público do Maranhão como um dos 13 envolvidos no esquema fraudulento que ficou conhecido como “Estradas Fantasmas”.
Após oito anos, a 1ª Vara Criminal de São Luís condenou o grupo por peculato, formação de quadrilha e fraude em licitação decretando a prisão de todos, inclusive de Márcio Machado, em regime semiaberto, pagamento de multa e a devolução de R$ 3,34 milhões de recursos públicos.
O novo auxiliar de Brandão foi coordenador Geral da UEL/PAC Rio Anil e membro da Comissão Setorial de Licitação (CSL) na Secretaria das Cidades durante a gestão do governador José Reinaldo Tavares, que atualmente também integra a cúpula do Palácio dos Leões.
Na época, ele atuou diretamente no esquema que consistia no pagamento pela construção de 19 estradas que nunca saíram do papel. Muitas vezes, os projetos previam ligação entre povoados que sequer existiam.
De acordo com as investigações, as fraudes licitatórias foram articuladas entre servidores da antiga Gerência de Infraestrutura (Geinfra) e construtoras. Os recursos liberados e pagos pela gestão de Zé Reinaldo eram desviados e divididos na ordem de 80% para os funcionários da Geinfra e 20% para as empreiteiras.
Machado vai comandar a Secretaria Estadual de Governo (Segov) em substituição à Luzia Waquim. Ele tomou posse no último sábado (4) em uma solenidade realizada na cidade de Imperatriz.
Antes de assumir cargo no governo, Márcio estava ocupando a vaga de subsecretário estadual de Educação.
Nós maranhenses estamos fadados a ver estes descalabros.
Este governo atual está empregando até seus cachorros.