Surpreendendo a todos, o candidato do PSB, Rafael, foi eleito prefeito de Timon neste domingo (6), derrotando o grupo do ex-prefeito Luciano Leitoa, que tinha eleito a prefeita Dinair Veloso em 2020, mas não conseguiu a vitória novamente nesse ano.
O resultado foi confirmado pelo pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com 100% das urnas apuradas.
Esta é a primeira vez que Rafael concorreu como prefeito de Timon se elegendo com 44,36%, com 43.755 votos válidos. Dinair Veloso (PDT), que concorria à reeleição, ficou em segundo lugar, obteve 39,37% e teve 38.835 votos válidos.
Nascido em Teresina (PI), Rafael de Brito Sousa é engenheiro e político e foi a primeira vez que ele concorreu a um cargo no executivo municipal.
O socialista foi eleito, em 2014, suplente de deputado estadual e assumiu o mandato em 2018. Ele está no terceiro mandato como deputado estadual do Maranhão.
Anteriormente, foi secretário-adjunto de Obras de Timon e fiscalizou instalação de cisternas do projeto Água para Todos, em diversas cidades do Maranhão, na CODEVASF. Ele também foi servidor público do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Na Assembleia Legislativa, Rafael já aprovou alguns projetos, o mais recente foi a proposta 368/2023, que possibilita que as empresas instaladas no estado possam compensar valores até o limite de 5% do saldo devedor do ICMS para auxiliar as instituições de saúde.