O reajuste da tarifa de ônibus autorizada ontem pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) foi mais um abuso cometido contra o usuário do sistema de transporte público da capital, e não tem razão de ser.
A Prefeitura de São Luís sustenta o argumento de que o aumento era inevitável, tendo em vista o investimento que tem sido feito pelos empresários, com a compra de novos veículos.
Retórica apenas. Uma tentativa de confundir a opinião pública.
Em junho do ano passado [ou seja, em menos de um ano], após greve e crise entre empresários, trabalhadores e o Executivo Municipal, Edivaldo determinou o aumento da tarifa de ônibus em R$ 0,30 centavos, justamente com o argumento de que o valor seria utilizado a partir de então, pelos empresários, para a compra de novos veículos.
Foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público Estadual, e os ônibus novos começaram a ser comprados. Com o atraso de sempre, diga-se de passagem. Somente no início deste mês a maior parte dos veículos foi apresentada pelas empresas.
O aumento anunciado ontem, portanto, em nada se relaciona com a compra desses veículos. Foi para este fim que em junho de 2014 as tarifas foram reajustadas. Essa é a verdade.
Ocorre que desde o início do mandato de Edivaldo Holanda Júnior, há uma relação no mínimo estranha entre ele e os proprietários das empresas de ônibus.
Em dezembro de 2012, quando o prefeito ainda nem havia assumido, o então vice-prefeito e hoje senador, Roberto Rocha (PSB), em entrevista ao titular do blog, argumentou “prejuízos financeiros das empresas” e admitiu um possível reajuste na tarifa.
Edivaldo negou. Mas, mês seguinte, após tomar posse, o prefeito nomeou como secretária de Trânsito e Transportes, Myriam Aguiar, ligada ao setor e responsável pela articulação direta do primeiro reajuste nas tarifas. Depois disso, ela deixou a pasta, para Fabíola Aguiar, também ligada direta ou indiretamente ao setor, assumir a SMTT.
Estava ali concretizada a relação do prefeito com o segmento.
Edivaldo também resistiu bastante e continua resistindo em promover uma concorrência pública transparente para as linhas de ônibus da capital. Ele sempre desvia o foco, ou evita o tema, quando questionado a esse respeito. E não é preciso muito esforço para entender o porquê de tudo isso.
A verdade é que há muito na relação entre Prefeitura e o empresariado do transporte rodoviário de São Luís. E basta analisar os fatos.
Nao tem mesmo, vao falar que devemos confiar no prefeito que ele ta fazendo o que pode, falar da crise do Brasil, de gestoes anteriores e bla bla bla, mesmas defesas de sempre de uma equipe comprada pra fazer esse trabalho, o que causa mais vergonha ainda ver agencias de publicidade engajadas em defender a prefeitura e o governo ainda que saibam que eles estão agindo de forma injusta com o povo, vergonha!
Quem manda nesse setor sao os empresarios mesmo. E a culpa não é de Holandinha nao. Há muito tempo permitiram que assim fosse e a coisa se consolidou. Mas já está prevista a licitação de novas empresas para maio e essa farra vai acabar.
Agora ou em maio que é o mes de reajuste nos salarios dos motoristas e cobradores, essa passagem ia aumentar de qualquer jeito. O bom de ter feito esse reajuste agora foi que evitou aquele lenga lenga de greve todo santo dia. Pelo menos isso nao vai rolar.
Isso e uma pilantragem das maiores ainda vai um bando de velho safado mentir na televisão que o transporte ta uma maravilha só se for pra mãe deles andar poque o que vejo ainda e umas porcaria de ônibus rodando na cidade ei prefeito vagabundo pior vai se reeleger porque o povo tem memoria curta e fraca
Os motorista fazem greve por que querem receber mais dai vao e dao mais pra eles, pq o cidadao nao recebe reajuste tbm? pq nao tem esse luxo, sem falar que essa historia de licitacao que sera feita ja ta batida, so sabem argumentar isso e dizer que Holandinha nao tem culpa, pq ele nao vem a publico falar alguma coisa entao rpa calar esse povo? Brecha na agenda pra tirar foto de onibus ele tem, oninus esses que substituiram os antigos e nao foram add ou seja o povo continua com o mesmo numero de frota, enganam na maior e vem esse coitados defender por favor