Com o objetivo de orientar dirigentes e representantes de partidos políticos envolvidos diretamente com a organização dos registros de candidaturas, das prestações de contas e da propaganda, servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão ministraram palestras na terça-feira (10) e deram treinamento sobre sistemas das eleições 2014 no dia 11.
Presente à abertura do encontro, o desembargador Froz Sobrinho (presidente do TRE-MA) ressaltou a importância da presença de cada um. “É bom ver que há aqui pelo menos dois representantes dos partidos anotados no Maranhão. Isso significa que vocês têm compromisso com o êxito do processo eleitoral em curso”, frisou.
Rosa Amélia
Silva, do PSB, parabenizou o Tribunal pelo bom trabalho desenvolvido, observando que a responsabilidade em ter e passar informações é também dos partidos políticos. “Não podemos só cobrar, temos que fazer nossa parte”, salientou.
Para Joberval Carvalho Bertoldo e Benedito de Jesus Santos (PCB), estes encontros podem melhorar e deveriam acontecer com mais frequência devido à “preocupação constante com a campanha antecipada, a compra de votos e o abuso de poder econômico”. Eles acreditam que a intensificação nas palestras que abordem legislação e nas campanhas de esclarecimento ao cidadão contribui para a formação política.
Alexandre Nicácio (PMN), que já participou de eventos semelhantes no Regional, relatou não ter tido dificuldades. “Como já conhecia os sistemas, não achei difícil. O que tem de novo, por exemplo, é o layout, que facilita o acesso”, contou.