O senador Roberto Rocha (PSDB-MA) apagou uma postagem que havia feito, nesta terça-feira, criticando a escolha do governo do Maranhão pela influencer homoafetiva Alex Brito, conhecida como Bota Pó, de 16 anos, para estrelar o lançamento de uma plataforma da Secretaria de Educação do estado. Ele foi acusado de homofobia. O político questionou ao comentar a campanha.
“O governo do Maranhão, ao lançar a plataforma Gonçalves Dias de Educação, em vez de colocar como garoto propaganda um maranhense que tenha se destacado em alguma área, preferiu colocar um jovem homossexual assumido fazendo o papel de menina. Agora, analisando friamente, para que isso? Qual a necessidade disso? É apologia à homossexualidade ou não? Lamentável essa situação na qual passamos. Nada contra a opção sexual de alguém. Agora querer obrigar aceitação dessa opção de alguns como regra e apologia à prática homossexual isso não dá para aceitar”, escreveu ele, na postagem deletada mas que foi compartilhada em redes sociais.
Mais tarde, Rocha voltou ao Instagram e, em uma nova postagem, afirmou que a crítica feita por ele não era contra Alex Brito e, sim, em relação à campanha do governo: “Hoje, 26/10, fiz um post criticando a propaganda do Governo do Maranhão de lançamento de uma nova plataforma educacional para crianças. Li comentários de que eu estaria ofendendo a digital influencer contratada para fazer a propaganda. Excluí o post para deixar claro que não foi essa minha intenção. Questionei a propaganda oficial, pois penso que cabe a cada família escolher o momento e a forma de abordar o tema sexualidade com suas crianças”.
A influencer também foi à rede social comentar a polêmica. “Eu amo vocês. Obrigada por toda força #forapreconceito”, escreveu ela, que depois também afirmou: “Aceitar é uma escolha sua, respeitar é o dever de todos”. A mãe de Alex, Dalva Nascimento Antonia, que monitora o perfil da jovem, compartilhou a postagem do senador e comentou: “Orientação sexual não define caráter”.
Reação da web
A postagem de Rocha causou indignação em vários internautas, que repudiaram a fala do político. A influenciadora e apresentadora maranhense Thaynara OG compartilhou um story apoiando Bota Pó:
“Esses comentários homofóbicos disfarçados de ‘opinião’ machucam muito. Ainda mais quando vêm de alguém que está ali para representar seu povo. Reconhecer o preconceito é o 1º passo para mudar a sociedade. A importância da escolha da Bota Pó para a campanha é gigante! Isso é um avanço na representatividade, em busca de um ambiente escolar cada vez mais igualitário. Botinha, conte comigo para tudo! Eu me orgulho muito de você e você representa muito bem o Maranhão”.