O atual vice-prefeito de São Luís e candidato a senador, Roberto Rocha (PSB), quando deputado federal pelo PSDB de Aécio Neves e FHC, denominou o grupo da presidenciável Marina Silva (PSB) de “eco-histéricos”.
Quando ex-tucano Rocha presidiu a comissão de Meio Ambiente da Câmara, lá se discutiu o Código Florestal, e nesse debate o candidato a senador que se diz mudança batizou Marina Silva e aliados de “eco-histéricos”.
No comando da comissão, o PSDB resolveu postergar as discussões sobre o projeto que anistia desmatamentos florestais feitos antes de 2007 e delega poderes aos Estados na esfera ambiental.
Para agradar os ruralistas, Roberto Rocha evocou o adiamento como forma de driblar as acaloradas discussões entre ambientalistas e ruralistas. “Senão vira uma guerra santa”, disse o ex-tucano.
Relator à época do projeto, o deputado Marcos Montes (DEM) rechaçou qualquer alteração no texto. “Não tem acordo. Se mudar, eu saio da relatoria. Aliás, o presidente tem a prerrogativa de me tirar da relatoria”, disse numa referência a Roberto Rocha.
A medida de Rocha ajudou a esvaziar os debates na Comissão de Meio Ambiente. Os ruralistas comemoraram. “Vamos tocar devagar lá na Comissão de Meio Ambiente”, disse o então presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado catarinense Valdir Colatto.
O afago de Roberto Rocha aos ruralistas significaria a anistia ao desmatamento de 34 milhões de hectares entre 1996 e 2006, na Amazônia e no Cerrado.
Ao ser criticado, Rocha saiu-se com essa: “só temos que parar com esses eco-histéricos”.
Amigo Neto Ferreira, não adianta! Aceite a vitória de Roberto e, melhor ainda, aproveite e faça parte da mudança! Sim, pois dessa vez não tem pros candidatos dos Sarneys! É o melhor pro Maranhão e pra toda a sua gente.
Aceitar a vitoria?
Você cometeu um equivoco, pois não sou candidato e nem pertenço a grupo político.
Como todo formador de opinião, essa é uma analise.
O grupo Sarney pode colocar quantas matérias quiser em blogs que não vai adiantar. O candidato deles não vai ganhar, o povo acordou e quer essa corja de sarneysistas bem longe. Por isso eu digo: Eu voto Marina para presidente, Flávio Dino governador e Roberto Rocha para senador. Pra frente Maranhão! Pra frente Brasil!
Eita que até desmatamento agora acharam pra culpar Roberto Rocha, so o que faltava, é desespero grande mesmo meu povo.
Ai meu Deus era só o que faltava mesmo… Vão querer fazer intriga de Marina com Roberto agora, é isso? Vai procurar pauta que preste blogueiro.