Após ganhar indicação do PCdoB para concorrer à primeira vice-presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado estadual eleito Rodrigo Lago foi surpreendido com o anúncio da colega de parlamento Ana do Gás em se manter na disputa como candidata avulsa.
Em entrevista à Rádio Mirante AM, o parlamentar afirmou que o partido está ainda está tentando costurar um consenso em torno da indicação e espera um recuo da deputada.
“Muito ruim a forma como ocorreu. Houve um processo democrático, que foi consensual na composição da chapa com os demais partidos que hoje compõem a Assembleia Legislativa”, lamentou.
E completou: “Estamos trabalhando para que a deputada compreenda esse processo democrático e avalie sua posição, qualquer deputado pode se lançar de forma avulsa, mas a construção da eleição da mesa se dá por consenso e acordos políticos. A gente espera que a deputada compreenda isso e recue nesse ponto”
A vaga da primeira presidência foi direcionada para o PCdoB pelo fato da sigla ter a segunda maior bancada na casa, com cinco deputados.
Em uma votação interna, a maioria decidiu por Rodrigo Lago, enquanto Ana do Gás teve apenas dois votos.
A eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa será realizada no dia 1º de fevereiro e já houve um consenso em torno do comando da presidência, que será chefiada pela deputada estadual Iracema Vale (PSB).