Do G1 MA com informações da TV Mirante
Os moradores da região metropolitana de São Luís já sabem que, quando chove, muitos pontos acumulam água em excesso e prejudicam os motoristas e pedestres que tentarem se locomover pela cidade. O poder público também sabe do problema. Segundo a Defesa Civil Municipal, a capital maranhense tem 29 pontos de alagamento recorrentes.
Em todos estes pontos críticos, a principal causa do problema é a drenagem deficiente das vias, segundo afirmou o especialista Lúcio Macedo, doutor em saneamento ambiental. Ele apontou um trecho da MA-201, estrada que liga São Luís com outros dois municípios: São José de Ribamar e Paço do Lumiar.
“Toda essa ocupação urbana desenfreada, que ocorreu numa área de mais 62 quilômetros quadrados, vem acarretando um problema seriíssimo em relação ao carregamento de lixo, esgoto e do sistema de drenagem que é um bueiro que gente pode ver nas imagens que é insuficiente para dar escoamento a todo esse caudal que é em torno de 12m³ por segundo”, afirmou o doutor em saneamento ambiental Lúcio Macedo.