A Câmara de São Luís realizou na quinta-feira (09) a sabatina do Secretário Municipal de Cultura (Secult) e subprefeito do Centro Histórico, Maurício Itapary. O objeto da convocação é a contratação do “Instituto Juju e Cacaia – Tu és uma Benção” para a execução do Carnaval de 2024.
Ele negou que tenha havido irregularidades na contratação da entidade e disse que a verba usada no período carnavalesco com artistas nacionais não foram gastos e sim investimentos, pois movimentaram milhões de reais, uma vez que centenas de pessoas vieram de interiores para brincar o Carnaval na capital.
“Esses gastos foram investimentos e vou explicar o porquê: segundo o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) , durante o Carnaval da capital, a economia teve um aumento de R$313 milhões. Pela primeira vez, as pessoas daqui não foram brincar em outro lugar. Pelo contrário. Pessoas dos interiores vieram brincar aqui”, disse o secretário.
Ao responder aos questionamentos, Maurício Itapary disse que só pode responder pelos atos após a sua nomeação, ou seja, 30 de janeiro de 2024.
“Quero deixar claro a todos vocês que eu assumi a secretaria de Cultura no dia 30 de janeiro. E só posso responder pelos meus atos a partir de quando passei a ser secretário de cultura. Mas quero dizer a vocês que o Intituto Juju e Cacaia foi o único instituto que se apresentou para o chamamento público”, disse Maurício.