O secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, emitiu uma nota, acerca da resposta divulgada pelo deputado estadual Fernando Furtado (PC do B) sobre o prêmio de “Racista do Ano”, da Survival Internacional.
Segundo Chico Gonçalves, o parlamentar tenta desqualificar, generalizando casos pontuais, espaços e formas legítimas de controle social e participação popular, entidades e organizações com atuação histórica, bem como o processo de identidade e autoafirmação dos povos indígenas.
Confira a nota na íntegra:
Participação popular e controle social são pilares fundamentais de uma democracia. Além de exercêla através do voto, cobrar e fiscalizar os mandatos são também direitos e deveres do povo.
Ao rebater ironicamente o título que lhe foi outorgado pela ONG Survival International, de “Racista do Ano” de 2015, o deputado estadual Fernando Furtado (PCdoB/MA) tenta desqualificar, generalizando casos pontuais, espaços e formas legítimas de controle social e participação popular, entidades e organizações com atuação histórica, bem como o processo de identidade e autoafirmação dos povos indígenas.
Ao longo das últimas décadas — seja na luta pela democracia, seja na luta pela efetivação dos direitos pós 88 — os defensores e entidades de direitos humanos exercem um papel crucial, através do diálogo imprescindível para o avanço das políticas públicas necessárias ao bem estar de todos e todas. Não há democracia sem o saudável e respeitoso diálogo entre os poderes públicos constituídos e a sociedade civil.
O prêmio conferido ao parlamentar maranhense alude a um discurso racista proferido por ele em julho passado, cujo conteúdo também tinha cunho homofóbico, além de incitar ódio aos povos indígenas. Esperase do deputado Fernando Furtado uma agenda política pautada pela luta em defesa dos direitos das minorias e no combate a qualquer forma de preconceito e discriminação, conforme preconizam os estatutos de sua agremiação partidária.
São Luís/MA, 4 de janeiro de 2015
Francisco Gonçalves da Conceição
Secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular
Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos
O deputado ta é certo…manda essa ong protetora de viado. Tomar no rabo…o cara fala é a vdd..