Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e de Administração Penitenciária (Sejap), Defensoria Pública Estadual (DPE), Tribunal de Justiça (TJ) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) vai oferecer, a partir de terça-feira (24), um curso de montagem e manutenção de motocicletas para 40 egressos do sistema prisional.
A cerimônia que dá início as atividades ocorre, nesta terça-feira (24), às 14h30, no Centro Educacional e Profissionalizante do Maranhão (Cepromar), localizado à Rua Ipixuna, nº 100, Parque Pindorama. Estarão presentes representantes do Senai, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Sejap e imprensa.
A capacitação profissional tem carga horária de 160 horas e é dividida entre aulas práticas e teóricas. O curso terá dois turnos com 20 alunos no matutino e 20 alunos no vespertino. Com esta capacitação a Sejap e parceiros intensificam as ações voltadas para a ressocialização de Apenados no Maranhão.
Outras ações
Em recente viagem de trabalho a Brasília (DF), o secretário-adjunto de Justiça e Reintegração Social, Ribamar Cardoso Lima, esteve no Ministério da Ciência e Tecnologia tratando de viabilizar uma parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, para inclusão digital dentro das Unidades Prisionais do Estado.
Ribamar Cardoso conseguiu, também, junto ao MEC, a formação de bibliotecas nas Unidades prisionais visando levar o conhecimento aos internos.
Em uma segunda etapa, os servidores do Sistema Penitenciário também serão contemplados. Eles poderão fazer cursos a distância, com algumas aulas presenciais.