Categorias

Servidores pedem para governo Lula não nomear marido de Eliziane para comando de órgão federal

Servidores públicos do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) tentam barrar a nomeação Inácio Cavalcante Melo Neto para a presidência do órgão.

Eles fizeram um apelo ao governo Lula para que rejeite o nome do marido da senadora Eliziane Gama (PSD), segundo publicou o colunista Paulo Capelli, do site Metrópoles.

Para os funcionários, Melo é “desqualificado” para a função no Serviço Geológico do Brasil-CPRM, que é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia.

Três entidades que representam empregados do órgão enviaram uma carta ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, pois cabe à pasta chancelar nomes para cargos de comando no governo.

No documento, as entidades se dizem “estarrecidas devido à desqualificação do indicado para liderar o SGB-CPRM”.

Elas também relacionaram processos arquivados ou em trâmite contra Melo Neto. As entidades citam processos por crime ambiental, uso de documentos falsos, sonegação de tributos, além de denúncias de agressão à ex-mulher.

Em 2021, Melo chegou a ter a prisão decretada pela Justiça no Maranhão pelo não pagamento de R$ 560 mil de pensão alimentícia do filho do primeiro casamento.

Outro agravante é a inaptidão técnico-científica confirmada pela falta de formação para o cargo pretendido, sendo formado em administração, além de inexistência de conhecimento prévio ou experiência na área de geociências ou mesmo relacionada ao setor mineral”, acrescenta o documento enviado a Rui Costa.

De acordo com fontes, a nomeação de Melo Neto já está em fase final para receber a chancela da Casa Civil.

Questionada sobre a insatisfação dos servidores, a senadora Eliziane Gama se manifestou por meio de nota:

“Entendemos que as indicações políticas fazem parte do sistema de nomeação para ocupação de função pública. Inácio Melo possui experiência pública e privada, portanto, tem capacitação adequada para cumprir com a agenda deste governo, se eventualmente for convidado”.

Em 2022, Melo disputou uma vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão pelo PSDB. Ele recebeu pouco mais de 35 mil votos e não conseguiu se eleger.

2 thoughts on “Servidores pedem para governo Lula não nomear marido de Eliziane para comando de órgão federal

  1. Os servidores estão certíssimos.
    Não se deve contratar pessoas desqualificadas para cargos que exigem conhecimento e formação tecnica para o exercício pleno das funções.
    Essa senadora, com esse sorriso falso, acha que pode tudo.
    Fosse alguém que não parente dela, ela seria uma das que estaria criticando.
    Se ela é seguidora da lei, porque ela mesma não condena essa vergonha escabrosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *