A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) finaliza mais um ano com bons resultados e já volta suas ações para 2012, o ano do 4º centenário da cidade. Projetos considerados essenciais avançaram e, segundo o órgão, outros serão potencializados para que alcancem o objetivo programado.
Assim como nos anos anteriores, as ações de destaque foram a divulgação do São João e outros atrativos de São Luís em várias capitais brasileiras e a captação de novos voos para a cidade – no início da gestão, em 2009, eram apenas três e agora são sete. O titular da pasta, Liviomar Macatrão, enfatizou a entrada de novas empresas e disse que o aumento do número de voos alavancará a chegada de mais turistas, tendo em vista a facilidade no trajeto.
“Focamos na divulgação da cidade e na captação de novos voos como forma de atrair os turistas de todas as regiões do Brasil, principalmente nos mercados prioritários. Neles, destacamos nossos principais eventos culturais, como o São João e os demais atrativos como, por exemplo, o Centro Histórico e a gastronomia local”, disse.
As cidades chamadas prioritárias são Brasília (DF), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Teresina (PI), além de Vitória (ES) e Juiz de Fora (MG), que mesmo não tendo voo direto são grandes emissores de turistas para a capital. Nestas cidades, a Setur realiza palestras, visitas a agencias de viagens, apresentações culturais com grupos folclóricos e artistas locais e distribui material promocional para treinamento dos agentes das cidades visitadas.
Liviomar comentou, também, sobre as festas de fim de ano e do aniversário da cidade em setembro. “Teremos uma ótima programação voltada para o público local, para os turistas e profissionais de outros estados que estão na cidade e esse será apenas um aperitivo das festividades que se seguirão durante o ano, não só da Prefeitura, mas de todas as 15 entidades ligadas ao Comitê Estratégico do São Luís 400 anos”, explicou.
Roteiros e Serviços – Com a chegada de 2012, a Setur reforçará os roteiros e circuitos turísticos, visando aumentar a chegada e a estada de turistas na capital. Dentre eles, destacam-se o Programa de Turismo de Aventura, Roteiro Capital Brasileira do Reggae, Serenata Histórica, São Luís é um Palco, Turismo na Escola, além de projetos gastronômicos e o Museu da Gastronomia, entre outros.
Centro Histórico – A Setur intensificou a limpeza do centro com diversas atividades como a lavagem hidrotérmica (alta pressão), a partir da Aliança pelo Centro Histórico. Houve também a entrega de pontos e monumentos turísticos com iluminação artística. Pedra da Memória e a Praça Maria Aragão receberam a iluminação especial e a Feira da Praia Grande também será beneficiada pela ação que engloba, ainda, mais sete localidades. A Fonte do Ribeirão está entre as beneficiadas.
Atendimento – Desde 2009, a Setur tem trabalhado para melhorar as condições de atendimento em bares, restaurantes, hotéis, clubes, taxistas, entre outros profissionais do setor. Criado em 2009, O Plano de Qualificação Profissional para o Turismo (Qualitur) propõe estratégias de qualificação e capacitação de turismo em São Luís, integrando curso, oficinas e palestras da cadeia produtiva do setor. Até o momento, já foram capacitadas mais de duas mil pessoas em qualidade no atendimento, inglês básico, enfrentamento ao turismo sexual, informações turísticas e gestão de pessoas.
Transparência – A Setur realiza mensalmente o Café com o Trade com o objetivo de estreitar a relação da secretaria com o trade turístico local, para buscar mais parcerias, envolver os profissionais da área e expor aos pares suas ações e projetos.
“Temos dezenas de ações que estão em pleno funcionamento e com muito sucesso. Outras estão em fase de reestruturação, de melhoria e de mudança ideológica. Nossa Secretaria está aberta para novas ideias e estratégias, pois temos a certeza de que só a partir da parceria de todos poderemos melhorar o turismo da cidade”, finalizou Macatrão.